Notícias EV9 vai ser o novo topo de gama elétrico da Kia. O que esperar?

Antevisão

EV9 vai ser o novo topo de gama elétrico da Kia. O que esperar?

O Kia EV9 já está na fase final dos testes de desenvolvimento e vai ser revelado ao mundo no primeiro trimestre de 2023.

KIA EV9 camuflado em teste
© Kia

Depois do lançamento do EV6, que ainda recentemente ganhou uma muito rápida versão GT— que já conduzimos —. a Kia já está a ultimar os testes de mais um modelo 100% elétrico, o EV9.

Antecipado pelo Concept EV9 que vimos pela primeira vez no Salão de Los Angeles de 2021, o Kia EV9 é um SUV de grandes dimensões que se vai apresentar na Europa como uma espécie de modelo halo da marca sul-coreana.

Com o lançamento agendado para o primeiro trimestre de 2023, a novo topo de gama da Kia está agora na fase final do intenso programa de testes e chega com dois objetivos: “revolucionar o exigente segmento dos SUV e acelerar o processo de transformação da Kia”, como explica a própria marca.

A NÃO PERDER: Kia Niro chega a Portugal como híbrido e elétrico. Todos os preços
KIA EV9 camuflado, vista de frente

Desenvolvido durante quase quatro anos, o EV9 foi testado em todos os domínios e foi levado ao limite no centro de investigação e desenvolvimento global da Kia em Namyang, na Coreia do Sul, ainda que também tenha enfrentado testes em outros locais do mundo.

Durante o processo, o Kia EV9 completou vários desafios para avaliar o seu comportamento em situações desafiantes, desde pisos cobertos de água até rampas, passando por aquilo a que se chama “estrada belga”, com um exigente piso de empedrado que permite avaliar o conforto a bordo e a qualidade de construção.

KIA EV9 camuflado, vista frente

Mais de 500 km de autonomia para o Kia EV9

Os números do Kia EV9 continuam no «segredo dos deuses», mas os mais recentes rumores sugerem que terá uma autonomia a rondar os 540 km e uma versão GT capaz de acelerar dos 0 aos 100 km/h em cerca de 5s.

LEIAM TAMBÉM: Já conduzimos o novo Kia Niro. Mais radical no estilo mas melhor do que antes?
KIA EV9 camuflado na pista de testes, vista perfil

Certo, para já, é que o EV9 vai assentar na plataforma E-GMP, a mesma que serve de base ao EV6. Vai ainda contar com uma arquitetura elétrica de 800 V e suportar carregamentos de até 350 kW.

Mas enquanto o EV9 não chega, podem sempre ver (ou rever) o ensaio em vídeo ao Kia de produção mais potente de sempre, o 100% elétrico Kia EV6 GT:

Sabe esta resposta?
Qual a velocidade máxima do KIA EV6 GT?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

EV6 GT em vídeo. O que vale o Kia mais potente de sempre?