Notícias Supercarro elétrico da DS em Portugal. O que nos diz sobre os futuros DS

Vídeos RA

Supercarro elétrico da DS em Portugal. O que nos diz sobre os futuros DS

O DS E-Tense Performance esteve em Portugal e dá-nos um vislumbre sobre o futuro de uma DS exclusivamente 100% elétrica.

DS E-Tense Performance - 3/4 de frente
© Razão Automóvel

Mantendo o estatuto de «laboratório rolante» o DS E-Tense Performance continua a mostrar-nos algumas das tecnologias que poderão chegar aos futuros DS de produção.

Agora passou por Portugal — e não perdemos a oportunidade de o (re)ver —, e destina-se a marcar o momento em que a marca se prepara para uma era 100% elétrica. A partir deste ano, todos os novos DS lançados serão movidos em exclusivo por eletricidade.

O DS E-Tense Performance anuncia também algumas das mais recentes soluções e experiências adquiridas na Fórmula E. Descubra-o em mais detalhe no nosso mais recente vídeo:

A primeira vez que tivemos a oportunidade de ver o DS E-Tense Performance ao vivo, descobrimos que a sua bateria foi desenvolvida especificamente pela Total Energies para este modelo.

No entanto, agora, ficámos finalmente a saber que a sua capacidade é de apenas 25 kWh — confirmando o seu estatuto de protótipo —, e que está preparada para carregamentos rápidos de até 350 kW em corrente contínua (DC).

Além disso, a DS Performance — submarca da DS Automobiles — também já revelou que a meta de consumos para este E-Tense Performance é de apenas 10 kWh por cada 100 km. Algo que torna o capítulo da aerodinâmica e da recuperação de energia ainda mais importantes. E que se torna ainda mais incrível se tivermos em conta os valores de potência e binário que este protótipo anuncia.

Experiência adquirida na Fórmula E

Para quem não se recorda, os dois motores elétricos do DS E-Tense Performance (um em cada eixo) são partilhados com o monolugar de Fórmula E de segunda geração.

Anunciam uma potência máxima combinada de 600 kW (816 cv) e um binário máximo de 8000 Nm (!)… às rodas. Ou seja, contando com a desmultiplicação da transmissão. O valor combinado dos dois motores é bastante inferior.

Com números deste calibre, as performances anunciadas teriam de ter uma correspondência direta: dois segundos bastam para chegar aos 100 km/h e se os 230 km/h de velocidade máxima não impressionam, é por estarem apenas limitados pela eletrónica.

Além dos motores, há também diversos componentes da suspensão do DS E-Tense Performance que são partilhados com o monolugar de Fórmula E, bem como o software de gestão de energia, que foi afinado de acordo com a experiência adquirida na competição.

A DS Performance diz que o sistema de recuperação da energia pode atingir até 600 kW. Isso significa que mesmo a velocidades mais elevadas, segundo a marca, quase não é necessário recorrer aos travões, dada a capacidade de desaceleração deste sistema. É um dos aspetos fundamentais para atingir a tal média de consumo de apenas 10 kWh/100 km.

Vamos ver o DS E-Tense Performance na estrada?

Esta é uma questão cada vez menos provável. A própria DS Automobiles já afirmou que o DS E-Tense não é para produzir. É apenas um «laboratório sobre rodas» que tem permitido testar e comprovar muitas soluções e experiências adquiridas na Fórmula E. As mesmas que serão usadas nos modelos de produção num futuro próximo.

Um dos exemplos é a arquitetura de 900 V deste protótipo, que será brevemente adaptada para produção. Está previsto que futuros modelos da DS estejam equipados com sistemas de 800 V.

Sabe esta resposta?
Qual foi o piloto português que deu uma ajuda no desenvolvimento do DS E-Tense Performance?