Notícias Mais leve, extremo e preciso. Alpine confirma A110 R inspirado na competição

Antevisão

Mais leve, extremo e preciso. Alpine confirma A110 R inspirado na competição

A Alpine acaba de confirmar a versão mais radical de sempre do A110, denominada A110 R. Será apresentada no próximo mês de outubro.

A Alpine acaba de mostrar os primeiros teasers daquela que será a variante mais radical do A110 até à data, denominada A110 R.

O “R” da designação do modelo vem precisamente de “Radical” e isso já diz muito acerca daquilo que a marca francesa pretende para este A110 R. Vai tratar-se de uma versão mais extrema, mais leve e mais focada numa utilização em circuito, ainda que também esteja homologada para circular em estrada.

Contudo, o foco nas performances será óbvio, até porque esta variante será inspirada no mundo da competição, onde a Alpine se faz notar sobretudo através da presença no Campeonato do Mundo de Fórmula 1 e da aposta no programa de resistência.

A NÃO PERDER: Primeiro Alpine A110 elétrico é 258 kg mais pesado que o A110 a combustão
Alpine A110 R teaser

Imagem inspirada na competição

Para este teaser a Alpine optou por divulgar vários esboços de elementos específicos que vão estar presentes no A110 R, com destaque para os vários apêndices aerodinâmicos que prometem fazer maravilhas pelo comportamento dinâmico deste modelo.

Falamos da imponente asa traseira, que parece semelhante à usada (de forma opcional) no A110 S, do novo difusor de ar traseiro, do splitter dianteiro e das saias laterais mais proeminentes.

A somar a isso o A110 R vai equipar ainda para-choques mais agressivos e um capô com várias saídas de ar, para um aspeto geral mais agressivo que o vai certamente distinguir das restantes variantes da gama A110.

O aspeto exterior só vai ficar completo com um novo conjunto de jantes que deverão permitir poupar alguns quilos extra.

LEIAM TAMBÉM: A4810. Alunos do IED imaginam futuro a hidrogénio da Alpine

Dentro do habitáculo, e tal como acontece no exterior, vamos encontrar vários elementos inspirados na competição. Porém, nesta altura a Alpine só nos dá um vislumbre das bacquets, que terão um arnês de segurança de seis pontos.

Alpine A110 R banco teaser

E a mecânica, vai mudar?

A Alpine ainda não se pronunciou acerca de eventuais modificações mecânicas, mas sabe-se que além das preocupações com o peso e do novo pacote aerodinâmico este A110 R também vai receber algumas novidades ao nível do chassis e das ligações ao solo. E o facto de a Alpine ter divulgado um esboço dos travões e da suspensão só confirma isso.

A NÃO PERDER: Testámos o Alpine A110S agora com 300 cv. Este ou o Porsche 718 Cayman?
Alpine A110 R suspensão teaser

Quanto ao motor, será o mesmo quatro cilindros em linha de 1,8 litros turbo com 300 cv de potência e 340 Nm de binário que encontramos na configuração mais recente dos A110 GT e A110 S, ainda que nesta versão R os “números” possam crescer um pouco mais.

Quando será revelado?

O novo Alpine A110 R vai ser apresentado ao público durante o Grande Prémio do Japão em Fórmula 1 de 2022, que se disputa no próximo fim de semana de 7 a 9 de outubro.

Depois disso fará a sua primeira aparição pública na Europa no dia 17 de outubro, no Salão Automóvel de Paris. Enquanto o A110 R não chega, podem sempre ver (ou rever) o ensaio em vídeo do Guilherme Costa ao A110 S no traçado do Estoril:

Sabe esta resposta?
Em que ano é que a Renault conquistou a sua primeira vitória na Fórmula 1?