Notícias É desta. Alfa Romeo Tonale será (finalmente) revelado em março de 2022

NOVIDADES 2022

É desta. Alfa Romeo Tonale será (finalmente) revelado em março de 2022

Era para ter sido revelado no outono passado, mas a grande (e única?) novidade da Alfa Romeo para 2022, o Tonale, só será conhecida em março.

Alfa Romeo Tonale 2019

Ficámos a conhecer o Alfa Romeo Tonale, ainda sob a forma de protótipo, no Salão de Genebra de 2019, com o modelo de produção a ter como o outono de 2021 como data de chegada.

Mas durante o seu desenvolvimento, o mundo parece ter ficado «virado do avesso»: entrámos numa crise pandémica (que parece não ter fim) e a FCA (Fiat Chrysler Automobiles) e o Groupe PSA decidiram fundir-se gerando um novo gigante automóvel: a Stellantis.

Fatores que levaram a atrasos, mas também a importantes mudanças em todas as marcas do novo grupo, incluindo a Alfa Romeo, que passou a ter um novo diretor executivo, Jean-Philipe Imparato, vindo da Peugeot, marca que deixou em excelente forma, tanto comercial como de imagem.

A NÃO PERDER: As 100 NOVIDADES para 2022 que têm de conhecer

E chegado à Alfa Romeo, uma das primeiras decisões de Imparato foi precisamente o de adiar o lançamento do Tonale no mercado, com o próprio a indicar, mais tarde, uma nova data de revelação do SUV para março de 2022.

O que esperar do Tonale?

A decisão de adiar o SUV prende-se, segundo o próprio, com a performance da versão híbrida plug-in que não o convenceu. Tendo em conta que partilha com o Jeep Compass a sua base — ao que parece até a distância entre eixos é idêntica —, também deverá partilhar com este o mesmo sistema híbrido plug-in.

O Jeep Compass 4xe, a versão híbrida plug-in, casa um 1.3 Turbo de 180 cv com um motor elétrico (posicionado no eixo traseiro) de 60 cv, que garante 240 cv de potência máxima. Já permite 7,3s dos 0-100 km/h, mas na Stellantis existe um rival interno de seu nome Peugeot 3008 Hybrid4 de 300 cv, capaz de fazer o mesmo registo em 5,9s.

Será pelos números do modelo francês, curiosamente desenvolvido durante o «turno» de Imparato na Peugeot, que o novo diretor executivo da Alfa Romeo se quer alinhar? Teremos de aguardar mais algum tempo pela resposta.

Além da versão híbrida plug-in, o novo Alfa Romeo Tonale contará com versões a combustão, muito provavelmente a provirem do 1.3 Turbo já conhecido de outros Jeep e Fiat, ficando na dúvida apenas se há espaço para uma motorização Diesel.

Alfa Romeo Tonale concept 2019
O concept visto em 2019.

Podemos ainda não saber ao certo os números finais do novo SUV italiano, mas o que sabemos é que o design exterior final deverá ficar muito próximo do que vimos no protótipo de 2019, que foi positivamente apreciado por muitos. No vídeo acima, perto do seu final, temos um vislumbre do novo modelo.

De resto, não estão previstas mais novidades da Alfa Romeo para 2022, ainda que subsistam alguns rumores de que possamos ver uma nova atualização dos Giulia e Stelvio.

VEJAM TAMBÉM: Um Alfa Romeo Quadrifoglio 100% elétrico? Uma possibilidade que já está em cima da mesa

Sabe esta resposta?
Que motor equipava o Alfa Romeo 156 GTA?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Alfa Romeo 156 GTA é uma sinfonia italiana
Parabéns, acertou!
Vai para a próxima pergunta

ou lê o artigo sobre este tema:

Alfa Romeo 156 GTA é uma sinfonia italiana