YouTube

A Alfa Romeo faz hoje 108 anos. Nós celebramos assim…

Fundada a 24 de junho de 1910, a Alfa Romeo encontra-se num momento de forma como já não víamos há décadas. Vê neste artigo o nosso ENSAIO EM VÍDEO ao Alfa Romeo Giulia Quadrifoglio.

Paixão pela mecânica. Foi este o mote que juntou, em 1910, um grupo de investidores apaixonados pela velocidade e pela mecânica — uma sucessão de acontecimentos que merecerá brevemente um artigo mais profundo na nossa secção de clássicos.

Dessa paixão nasceu a Anonima Lombarda Fabbrica Automobili, ou se preferirem, a ALFA.

O sufixo Romeo surgiu apenas 8 anos mais tarde, quando o engenheiro Nicola Romeo adquiriu esta marca que já se destacava pelos resultados desportivos e pelas soluções de engenharia dos seus modelos.

Tanta história…

Desde sempre conotada com valores como a beleza, a performance e a engenharia de ponta, nem tudo foram rosas ao longo dos 108 anos de história da Alfa Romeo.

A Alfa Romeo enfrentou por diversas vezes dificuldades financeiras que colocaram em risco a sua sobrevivência, até ter encontrado em 1986 a estabilidade que necessitava nas mãos do Grupo Fiat, hoje FCA.

Mas hoje não nos vamos dedicar ao passado da marca. Caso contrário teríamos de falar da Fórmula 1, dos ralis, da velocidade, da resistência, enfim da competição. Teríamos de falar de siglas como 6C, TI, GT, GTA, TZ e SZ; de nomes como Giulietta, Giulia e Spider; ou de números mágicos como 1750, 1900, 33 e 155. E não mencionei nem metade…

Hoje é dia de celebração. E a melhor forma que encontrámos para assinalar esta data, foi lançarmos neste dia o nosso teste ao Alfa Romeo Giulia Quadrifoglio.

Como viram no trailer de lançamento do nosso canal de YouTube, já gravámos este vídeo há mais 6 meses. Já era para ter sido lançado antes mas… ainda bem que não o fizemos. Assim aproveitamos este vídeo para celebrar os 108 anos de história da marca em grande estilo.

O Alfa Romeo Giulia é sem dúvida um modelo que encerra em si, o melhor momento de forma da Alfa Romeo das últimas décadas.

Alfa Romeo Giulia Quadrifoglio
Raçudo, belo e potente. O Alfa Romeo Giulia Quadrifoglio é dono, quanto a mim, do melhor chassis do segmento.

O futuro da Alfa Romeo

A Alfa Romeo renasceu em 2012, depois de uma década marcada pelo esbatimento dos valores da marca. O primeiro modelo desta nova fase da marca italiana, foi o Alfa Romeo 4C. Um modelo que foi acima de tudo, um reafirmar dos valores e compromissos da marca para o futuro: beleza, nobreza, tecnologia e claro… cuore sportivo.

O Alfa Romeo 4C foi tudo isso. E tal como tantos outros modelos da história da Alfa Romeo, foi um modelo que despertou tantas paixões quanto críticas — no meu caso, ambas (relembra as minhas palavras neste link). No final, sobraram as promessas de melhorias da marca.

RELACIONADO: Alfa Romeo 4C Spider. O carro mais difícil que eu já conduzi

Mas o derradeiro Alfa Romeo da «nova geração» não foi o 4C. Essa honra coube ao novo Alfa Romeo Giulia, o novo pilar da marca italiana. Um pilar do qual já resultaram outros modelos de extrema importância com o Stelvio e nos próximos anos o novo Giulietta.

Como é que vai ser o futuro da marca? Tens neste artigo todos os planos da Alfa Romeo até 2022. Mas vamos regressar ao presente.

Inauguração de um novo museu, regresso à Fórmula 1… aos 108 anos a Alfa Romeo está com mais vitalidade que nunca.

Mais do que igual a si mesma, a Alfa Romeo está melhor do que nunca. Parabéns Alfa Romeo! Que venham mais 108 anos.

A NÃO PERDER: Ensaiámos o Alfa Romeo Giulia Veloce na versão Diesel mais potente

 

 

Ficha técnica

Classificação Euro NCAP: N/D

Sabes responder a esta?
Qual é o primeiro nome do fundador da Pagani?
Não acertaste.

Mas podes descobrir a resposta aqui:

A história de Horacio Pagani e o gigantesco «melão» da Lamborghini

Mais artigos em Testes, Ensaio

Os mais vistos