Notícias Tesla atualizou o Model Y. Mas não se pode comprar em Portugal

Renovado

Tesla atualizou o Model Y. Mas não se pode comprar em Portugal

A Tesla atualizou o Model Y na China e deu-lhe mais autonomia e alguns retoques visuais sem mexer no preço.

Tesla Model Y China
© Tesla

A Tesla acaba de atualizar o Model Y na China, fazendo pequenos retoques no exterior e no interior e reforçando a autonomia do modelo.

Esta decisão da marca norte-americana acaba por ser surpreendente a vários níveis: primeiro porque só tem em vista o mercado chinês e, segundo, porque não se trata se uma renovação profunda como aquela que o Model 3 passou recentemente.

Se ainda não viram o que mudou no Tesla Model 3, podem sempre ver ou rever o nosso primeiro contacto em vídeo, gravado em Oslo, na Noruega:

Na sequência disso, é expectável que a Tesla atualize o Model Y de forma mais significativa durante o próximo ano. Mas enquanto isso não acontece, vamos ao que mudou no Tesla Model Y na China.

O que mudou no Tesla Model Y?

Por fora, as alterações resumem-se às jantes, com a Tesla a introduzir um novo conjunto de 19” com acabamento escurecido.

Já no interior as diferenças são mais notórias, a começar logo no tabliê, que ao contrário do Model Y que se vende na Europa, não conta mais com acabamento em madeira, que foi substituída por tecido.

Depois, destaque para a iluminação ambiente interior, um pouco à imagem do que já vimos no novo Tesla Model 3.

Renovado Tesla Model Y China interior
© Tesla

Ao contrário do que se chegou a pensar, este renovado Model Y não usa o Hardware 4.0 de condução autónoma, continuando a recorrer à versão 3.0. E quem o confirmou foi o próprio serviço de apoio ao cliente da Tesla na China, em resposta à questão de um utilizador.

“Olá, o hardware de condução autónoma do renovado Model Y não é o 4.0, ele ainda usa o 3.0″, pode ler-se no portal especializado Teslarati.

Renovado Tesla Model Y China jantes 19''
© Tesla Novas jantes de 19” com acabamento escurecido

Mais rápido e com mais autonomia

Depois destas modificações, o Model Y com tração traseira surge agora anunciado no site da Tesla na China com 554 quilómetros de autonomia (antes era de 545 km) de acordo com o ciclo de testes chinês, denominado CLTC.

Nesta versão, o sprint dos 0 aos 100m km/h é cumprido em 5,9s (menos 1s do que antes) e a velocidade máxima está fixada nos 217 km/h.

Já a variante Long Range, com dois motores elétricos, continua a acelerar dos 0 aos 100 km/h em 5s e a atingir os 217 km/h de velocidade máxima, mas também viu a autonomia crescer: passou dos 660 km para 688 km (ciclo CLTC).

Por mim, o Tesla Model Y Performance, que não sofreu qualquer alteração e continua a declarar uma autonomia de 615 km (ciclo CLTC) e a ser capaz de acelerar dos 0 aos 100 km/h em 3,7s. A velocidade máxima está fixada nos 250 km/h.

Renovado Tesla Model Y China perfil
© Tesla Apesar das melhorias, nada confirma que a Tesla tenha feito qualquer alteração ao nível dos motores elétricos ou das baterias

Preços não subiram

Apesar das melhorias, a Tesla optou por não alterar os preços do Model Y na China, seguindo a estratégia que já tinha adotado na Europa, com o novo Model 3.

Resta agora saber se estas alterações feitas ao Model Y vão ficar confinadas ao mercado chinês ou se em breve também irão chegar ao continente europeu.

Fonte: Teslarati