Clássicos Parece um Citroën Saxo Cup mas reparem bem na matrícula

Curiosidades

Parece um Citroën Saxo Cup mas reparem bem na matrícula

Entre nós é conhecido por Citroën Saxo, mas no Japão, onde também foi comercializado chama-se Chanson. O motivo é, no mínimo, curioso.

Citroën Saxo VTS no Japão
© Nihon / Facebook

Na redação da Razão Automóvel, ninguém conhecia este facto. O popular Citroën Saxo — que chegou a ser produzido na fábrica portuguesa de Mangualde — teve uma carreira comercial na Europa e também, imagine-se… no Japão.

Volvidos mais de 20 anos desde que este modelo foi descontinuado, pode parecer um detalhe pouco relevante, mas não é. Porque todos os motivos são «bons motivos» para recordar um modelo que preencheu o imaginário de milhares de jovens portugueses, nomeadamente na versão Cup.

Como já perceberam, até a nossa equipa ficou surpreendida por ver um Citroën Saxo Cup com matrícula japonesa nas redes sociais e fomos à procura de mais informação. Daqui em diante a história fica ainda mais interessante.

Honda e Citroën em disputa

Se recuássemos até à década de 90, seria normal assistir a algumas disputas pouco «legais» entre modelos da Honda e da Citroën. Nomeadamente, ali para os lados da Ponte Vasco da Gama…

Aquilo que pouca gente sabe — na redação da Razão Automóvel foi uma surpresa total — é que do outro lado do mundo, no Japão, estas duas marcas também travaram uma disputa. Mais legal, naturalmente.

Sucede que no Japão, na década de 90, os direitos comerciais do nome Saxo eram propriedade da Honda. Por isso a Citroën, para comercializar este modelo, teve de mudar-lhe o nome. Assim, no Japão, o Citroën Saxo assumiu outro nome: Chanson, que significa canção em francês.

Citroen Saxo (Chanson) Japão
A brochura publicitária do Citroën Chanson no Japão.

Aparentemente, há uma legião de fãs de carros franceses no Japão. Há poucos meses falámos do Renault 4L de 11 000 euros e da maior comunidade Renault Kangoo do mundo. Agora voltamos a este tema com um Citroën Saxo Cup… ou melhor, com um Citroën Chanson.

De acordo com aquilo que pudemos apurar, a versão Cup — VTS em todos os mercados excepto Portugal — nunca chegou a ser oficialmente comercializada no Japão, mas há fãs da marca francesa a fazer a importação paralela destes modelos.

Quanto a vós não sabemos, mas aqui na Razão Automóvel achamos que há algo de inexplicavelmente «magnético» em ver um carro europeu com matrícula japonesa. Será que estamos sozinhos nisto?

Imagens: Citroënët e Nihon 道路

Sabe esta resposta?
Qual a potência máxima do motor que equipada o primeiro dos Peugeot 106 Rallye?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Os mais novos não conhecem o Peugeot 106 Rallye mas deviam