Notícias Há um Dacia Sandero de diferença entre o Civic Type R português e espanhol

Arranque a Frio

Há um Dacia Sandero de diferença entre o Civic Type R português e espanhol

A fiscalidade portuguesa não «perdoa» e coloca o novo Honda Civic Type R a um Dacia Sandero de distância do preço do "hot hatch" japonês em Espanha.

O novo Honda Civic Type R é uma máquina fenomenal — o Miguel Dias que o diga, que o conduziu em estrada e no circuito do Estoril —, mas justificar os 69 500 euros pedidos por este hot hatch é uma missão — admitimos — algo difícil.

E não é apenas uma questão exclusiva do nosso mercado; o novo Civic Type R FL5 está bastante mais caro que o antecessor FK8 em todos os mercados, algo que os meios locais continuam a realçar.

Para mais, em Portugal, a fiscalidade automóvel agrava substancialmente a fatura a pagar por uma das referências absolutas entre os hot hatch — não é preciso ir muito longe para o constatar.

LEIAM TAMBÉM: O melhor de sempre? Novo Honda Civic Type R (FL5) na estrada e no Estoril

«Aqui ao lado», em Espanha, o novo Honda Civic Type R custa 54 850 euros, praticamente 15 mil euros a menos do que os 69 500 euros pedidos em Portugal — uma diferença que se explica em, sobretudo, impostos.

Ou seja, se comprássemos um Honda Civic Type R em Espanha ainda sobrava dinheiro para comprar em Portugal um Dacia Sandero… e (praticamente) o Expression, a versão mais equipada.

Apesar do preço, não está a ser impedimento para um elevado número de encomendas — as unidades alocadas a Portugal esgotaram em 72 horas.


Sobre o “Arranque a Frio”. De segunda a sexta-feira na Razão Automóvel, há um “Arranque a Frio” às 8h30 da manhã. Enquanto bebe o seu café ou ganha coragem para começar o dia, fique a par de curiosidades, factos históricos e vídeos relevantes do mundo automóvel. Tudo em menos de 200 palavras.

Sabe esta resposta?
Qual foi o primeiro Honda a ostentar a sigla Type R?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Type R. A história da linhagem mais desejada da Honda
Parabéns, acertou!
Vai para a próxima pergunta

ou lê o artigo sobre este tema:

Type R. A história da linhagem mais desejada da Honda