Notícias Smart #1. O primeiro da marca a ter cinco estrelas Euro NCAP

Segurança

Smart #1. O primeiro da marca a ter cinco estrelas Euro NCAP

Testado pelo Euro NCAP, o Smart #1 tornou-se no primeiro Smart de sempre a alcançar as ambicionadas cinco estrelas.

O Smart #1 assinala o início de uma nova era na marca e não apenas por se tratar do primeiro SUV que lança ou de ser modelo mais amigo das famílias de sempre da Smart.

Recentemente testado pelo Euro NCAP, a organização independente que avalia a segurança dos novos modelos no mercado europeu, o #1 passou também a ser o Smart mais seguro de sempre.

Não nos interpretem mal. Os Smart sempre foram reconhecidos pela proteção oferecida aos seus ocupantes. Contudo, nunca nenhum modelo da Smart tinha conseguido alcançar uma avaliação de cinco estrelas nos testes Euro NCAP.

A NÃO PERDER: Testámos o novo rei dos semáforos. Smart #1 Brabus tem 428 cv
Smart #1 crash-test vista lateral

Como foram alcançadas as cinco estrelas?

Hoje, para um modelo ter cinco estrelas nos testes Euro NCAP, tem de ter fortes argumentos não só em segurança passiva (testes de colisão) como segurança ativa (capacidade de prevenir o acidente).

Ao nível da segurança passiva, o Smart #1 recorre à plataforma SEA — 74% de aço de alta resistência e 19% de aço endurecido por pressão — e dedicou especial atenção à proteção da bateria.

Para o fazer adotou materiais do núcleo da bateria de alta estabilidade térmica, procedeu ao isolamento térmico dos módulos da bateria e reforçou a proteção estrutural dos conjuntos de baterias.

No campo da segurança ativa, o “Pilot Assist Package” oferece ao Smart #1 uma série de sistemas de segurança e ajuda à condução.

Entre estes encontramos o “Front Collision Mitigation”, que deteta quando o veículo está em perigo iminente de colisão frontal; o “Lane Keeping Assist”; o “Automatic Emergency Braking” capaz de detetar veículos, peões e ciclistas; o sistema “Door Open Warning System” e o “Emergency Manoeuvre Assist”.

Tudo isto conjugado permitiu ao Smart #1 alcançar uma avaliação de 96% na proteção de adultos, 89% na proteção de crianças, 71% na proteção de peões e 88% no campo dos assistentes de segurança.

Sabe esta resposta?
Qual é a potência do Smart EQ fortwo?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Testámos o Smart EQ fortwo. Ainda é o rei da cidade?
Parabéns, acertou!
Vai para a próxima pergunta

ou lê o artigo sobre este tema:

Testámos o Smart EQ fortwo. Ainda é o rei da cidade?