Notícias Brevemente no INEM? Volkswagen ID. Buzz está apta para emergências médicas

IAA Transportation 2022

Brevemente no INEM? Volkswagen ID. Buzz está apta para emergências médicas

A Volkswagen mostrou diversas variações da ID. Buzz no IAA Transportation 2022, entre elas uma versão para emergências médicas.

Depois da versão de passageiros, que nós já tivemos oportunidade de testar em Copenhaga, na Dinamarca, a Volkswagen ID. Buzz também já está pronta para o trabalho, mais concretamente para assumir as funções de um veículo de emergência médica.

Apresentada ao mundo no IAA Transportation 2022 — um salão dedicado aos veículos comerciais que decorre em Hannover (Alemanha) e no qual a Razão Automóvel está presente — pelo departamento de veículos comerciais da Volkswagen, esta ID. Buzz foi preparada pela Bösenberg, uma empresa alemã especializada em ambulâncias.

Face a uma Volkswagen ID. Buzz de produção, este veículo de emergência médica destaca-se de imediato por contar com uma decoração a rigor e por equipar uma barra de iluminação no tejadilho.

A NÃO PERDER: ID.5 GTX Xcite. Aprendizes da Volkswagen dão mais atitude ao ID.5

Volkswagen ID. Buzz veículo emergência médica
© Diogo Teixeira / Razão Automóvel
Mas as maiores modificações aconteceram no interior, que foi pensado para transportar até três profissionais de saúde e conta com uma secção traseira modular que permite acomodar todo o equipamento necessário e até transformar-se numa estação de trabalho, para uma resposta médica pronta no local.

Volkswagen ID. Buzz veículo emergência médica perfil

Resta agora saber se esta versão da ID. Buzz vai entrar para as fileiras do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) no futuro. É que a relação do INEM com a Volkswagen tem sido muito estreita ao longo dos últimos anos, com uma frota que conta, por exemplo, com vários exemplares da Volkswagen Crafter, Golf Variant e Passat.

INEM Volkswagen Crafter ambulancia

Versatilidade é palavra de ordem

Por enquanto não passa de um protótipo, mas ilustra na perfeição o potencial da “pão de forma” da era moderna, que na edição deste ano do IAA Transportation, em Hannover, ainda ganhou outra versões distintas, entre elas uma variante da ID. Buzz Cargo com uma caixa traseira com 6m3 e uma capacidade de carga de até 680 kg.

A somar a isto, foi ainda revelado o protótipo de uma Volkswagen ID. Buzz com caixa refrigerada, um protótipo de uma carrinha de assistência com um sistema de prateleiras e ainda o conceito de uma carrinha focada no transporte de passageiros e nos serviços de shuttle.

volkswagen id. buzz

A variante com caixa refrigerada, convertida pela Wükaro, destaca-se por equipar uma unidade de refrigeração no tejadilho com 230 V e quatro baterias de iões de lítio (com uma tensão nominal de 100 ampère-hora cada) que surgem “arrumadas” nas cavas das rodas e que permitem um tempo de funcionamento do sistema de entre seis a oito horas.

A Volkswagen garante que este sistema poderá ser muito útil nas chamadas entregas no último quilómetro, sobretudo para restaurantes. Mas também olha para as icónicas carrinhas de venda de gelados como uma possibilidade.

Sabe esta resposta?
Qual é a capacidade da bagageira do Volkswagen Taigo?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Melhor que o T-Cross? Testámos o NOVO Volkswagen Taigo
Parabéns, acertou!
Vai para a próxima pergunta

ou lê o artigo sobre este tema:

Melhor que o T-Cross? Testámos o NOVO Volkswagen Taigo