Ferrari SP51. Um cliente sonhou e a Ferrari construiu

Estamos a guardar energia para o que mais importa.

Apresentação

Ferrari SP51. Um cliente sonhou e a Ferrari construiu

O SP51 é o mais recente one-off da Ferrari. Partilha a base com o 812 GTS mas foi feito à medida de um só cliente.

A Ferrari acaba de apresentar a sua mais recente criação one-off: chama-se Ferrari SP51 e é um roadster que nos deixa ouvir um V12 naturalmente aspirado — “Made in Maranello” — a céu aberto.

Criado pelo departamento Special Projects da Ferrari para um cliente da marca em Taiwan, o SP51 tem por base o Ferrari 812 GTS mas adota uma carroçaria com alguns toques mais retro, ainda que subtis.

E se a carroçaria tem elementos que nos levam imediatamente a imaginar automóveis de outros tempos, o que dizer da pintura com uma faixa branca e azul, que nos remete para modelos do passado histórico da marca italiana, como o Ferrari 410 S.

A NÃO PERDER: Ferrari Purosangue revelado com V12 NA. Chamem-lhe tudo menos SUV
Ferrari-SP51 frente

Até a pintura vermelha é especial

Ainda assim, e apesar desta particularidade, a pintura vermelha — com três camadas — denominada Rosso Passionale foi criada especificamente para este projeto, que conta com muitos e novos componentes em fibra de carbono exposta.

Falamos por exemplo das entradas de ar no para-choques dianteiro, das grelhas de ventilação no capô e das saias laterais, aos quais temos que somar as jantes, que são específicas e também apresentam detalhes em carbono.

Ferrari-SP51
LEIAM TAMBÉM: Ferrari Daytona SP3 despacha os 0-260 km/h como uma «brincadeira de crianças»

Os faróis também foram redesenhados, bem como toda a secção posterior aos bancos, que foi muito trabalhada de forma a ficar com uns certos “ares” de “targa”.

https://youtu.be/0cgwpigI78k

Interior feito a pedido

No interior, mais detalhes específicos, até porque tudo foi feito com base nas exigências deste cliente, que esteve envolvido em todo o processo e fez dois importantes pedidos: incluir a faixa azul e branca do exterior no túnel central e “forrar” os bancos com Alcantara no mesmo tom de vermelho da carroçaria.

Mecânica esconde novidades?

Tal como sempre acontece com as suas criações one-off, a Ferrari não revelou a mecânica que está na base do SP51.

Porém, e porque raramente a equipa do departamento Special Projects faz mudanças a esse nível, podemos assumir que este SP51 é animado pelo mesmo V12 naturalmente aspirado de 6,5 litros que encontramos no 812 Superfast e no 812 GTS e que oferece 800 cv e 718 Nm.

E o preço?

Quanto ao preço, também continua no “segredo dos deuses”, mas se pensarmos que não existe outro exemplar igual no mundo percebemos que é algo que só está ao alcance de muito poucas pessoas.

Sabe responder a esta?
Qual destes modelos não teve um motor da Ferrari?
Não acertou..

Mas pode descobrir a resposta aqui::

As máquinas com motores Ferrari que não são Ferrari

Mais artigos em Notícias