Notícias Mercedes-Benz CLE Coupé. Rival do BMW Série 4 já foi apanhado

Fotos-espia

Mercedes-Benz CLE Coupé. Rival do BMW Série 4 já foi apanhado

O futuro Mercedes-Benz CLE deixa-se ver pela primeira vez como coupé, depois de já o termos visto como descapotável.

Mercedes Benz CLE Coupe fotos espia
© Razão Automóvel

A Mercedes-Benz continua empenhada no desenvolvimento do novo CLE e o seu propósito está logo no nome.

Recorde-se que a marca de Estugarda resolveu não dar continuidade às variantes Coupé e Cabrio dos Classe C e Classe E. E cabe precisamente a este CLE substituir esses quatro modelos distintos.

É a primeira vez que vemos o CLE Coupé em testes na estrada, depois de o CLE Cabrio já ter sido «apanhado» por diversas vezes noutras fotos-espia, que também já publicámos.

A NÃO PERDER: Mercedes-AMG CLS 53 4MATIC+ Coupé. Lobo em pele de cordeiro?
Mercedes Benz CLE Coupe fotos espia perfil
O novo Mercedes-Benz CLE Coupé vai substituir, de uma assentada, os Classe C Coupé e Classe E Coupé. © Razão Automóvel

O que esperar do CLE Coupé?

Estas novas fotos-espia do coupé do CLE mostram-no em testes no sul da Europa, um dos palcos tradicionalmente escolhidos pelos fabricantes automóveis para os testes de verão dos seus futuros modelos.

Decorada com um padrão camuflado que pouco ou nada desvenda, esta unidade de testes do CLE Coupé destaca-se por contar com a linha de equipamento AMG Line.

Mercedes Benz CLE Coupe fotos espia dianteira
© Razão Automóvel

Contudo, e tal como sempre acontece dentro da Mercedes-Benz, as versões com cunho efetivamente mais desportivo vão surgir mais tarde e serão naturalmente assinadas pela AMG.

Base do Classe C, mas com design específico

Ainda pouco ou nada se sabe de forma oficial acerca deste modelo, mas tudo aponta que este CLE vá assentar na mesma plataforma que serve de base ao novo Classe C, que nós já testámos.

LEIAM TAMBÉM: Conduzimos o «monstro português» da TIL Motorsport, o AMG GT R PRO de 850 cv

Porém, em termos de design este novo Coupé da Mercedes-Benz não deverá partilhar elementos com os Classe C e Classe E atuais, assumindo um desenho específico, vincadamente mais desportivo, como aliás se percebe nestas fotos-espia, sobretudo se nos focarmos na secção posterior.

Mercedes Benz CLE Coupe fotos espia traseira
Este protótipo conta com o nível de equipamento AMG Line, que promete dar-lhe um aspeto mais desportivo. © Razão Automóvel

E os motores?

Quanto aos motores, importa dizer que este CLE Coupé deve apresentar um alinhamento semelhante ao que encontramos no Classe C, pelo que podemos esperar apenas motorizações (gasolina e Diesel) de quatro cilindros e com vários níveis de eletrificação, desde os sistemas mild-hybrid de 48 V até às variantes híbridas plug-in.

Quanto às motorizações V8 e seis cilindros em linha, não vão estar presentes na gama do CLE, ainda que por motivos distintos.

Mercedes Benz CLE Coupe fotos espia traseira
© Razão Automóvel

No caso do V8, a Mercedes-AMG vai substituí-lo no Classe C — e, ao que parece, também no futuro Classe E —, por uma cadeia cinemática híbrida denominada E-Performance, que vai juntar uma versão do quatro cilindros em linha do A 45 (M 139) com um motor elétrico. Algo que já foi confirmado quando o protótipo de testes do CLE 63 Cabrio foi «apanhado» na estrada e que já vos mostrámos.

 

Os rumores sugerem que a potência máxima combinada no CLE 63 S pode mesmo vir a ser superior a 600 cv.

Já no caso dos motores de seis cilindros em linha, são demasiado longos para caber no compartimento do motor do Classe C com o qual partilha a plataforma. Para os receber, seria necessário fazer mudanças onerosas à secção dianteira ao CLE, alongando-a e empurrando o eixo dianteiro para a frente.

Quando chega?

A Mercedes-Benz ainda não anunciou a data em que vai revelar ao mundo o seu novo Coupé, mas estima-se que a estreia do CLE Coupé possa acontecer lá mais para o final deste ano ou no início de 2023.

Sabe esta resposta?
Em que ano foi apresentado o Mercedes-Benz 190 (W201)?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Mercedes-Benz 190 (W201), antecessor do Classe C, celebra 35 anos