Notícias Maserati Project24. O derradeiro MC20 para pista «puxa» V6 até aos 740 cv

Revelação

Maserati Project24. O derradeiro MC20 para pista «puxa» V6 até aos 740 cv

A Maserati acaba de revelar os primeiros dados sobre o Project24, um superdesportivo de produção limitada destinado aos circuitos.

Maserati Project24

O Maserati Project24 tem como destino exclusivo os circuitos, mas não vai entrar em nenhuma competição — o Project24 está para o MC20 como, por exemplo, o Ferrari LaFerrari está para o FXX-K Evo.

Uma máquina que tem como ponto de partida o MC20 de estrada, mas é liberto de todas as restrições para poder circular na via pública e ao não estar envolvido em nenhuma competição, fica livre das amarras de qualquer regulamento.

Este track-car será produzido em apenas 62 unidades e, por agora, a Maserati apenas divulgou algumas imagens digitais do Project24. O carro real deverá ser revelado mais perto do final do ano.

TÊM DE VER: Maserati MC20 Cielo «perde» o tejadilho mesmo a tempo do verão
Maserati Project24

E do pouco que podemos ver, promete! É possível discernir traços do MC20 no Project24, mas as diferenças entre eles são substanciais, tudo para garantir um desempenho aerodinâmico superior, sobretudo no que toca a downforce (sustentação negativa). O resultado final é também ele muito mais visualmente agressivo do que o que vemos no MC20.

Não temos imagens do interior, mas a Maserati diz que terá bancos de competição (o do passageiro é opcional), uma pedaleira ajustável, arneses de competição de seis pontos, volante em fibra de carbono com ecrã incluído e… ar condicionado.

Maserati Project24
Secção traseira totalmente redesenhada. Novas óticas tripartidas, saídas de escape reposicionadas mais acima, dando espaço para «encaixar» um enorme difusor traseiro. A nova e grande asa traseira tem três pontos de apoio, com o central a fazer parte de uma «barbatana» lateral, como nos protótipos de Le Mans.

Além disso, os futuros proprietários desta máquina extrema poderão, opcionalmente, montar uma câmara traseira e uma interna (esta para gravar as sessões em circuito) ou gravar os dados da telemetria, entre outros.

E claro, além da aquisição do carro em si — o preço ainda não foi divulgado —, incluirá uma série de serviços, de apoio a experiências em circuito.

Muito mais potente e leve

Do MC20, o Maserati Project24 herda o 3.0 V6 biturbo, batizado de Nettuno, mas graças à adoção de dois novos turbocompressores a potência dispara dos 630 cv para os 740 cv.

A transmissão continua a ser feita apenas às rodas traseiras, mas agora via uma caixa sequencial de seis velocidades, com patilhas atrás do volante. A embraiagem é nova e de competição, e não falta o diferencial traseiro mecânico autoblocante.

Não foram avançados números relativos à sua performance, mas além da potência adicional, o Project24 promete ser também bem mais leve que o MC20 de estrada. A Maserati tem como alvo ficar abaixo dos 1250 kg a seco, o que equivale a mais de 200 kg de diferença para o MC20.

Maserati MC20
O MC20 também surpreende em circuito, mas o Project24, especialmente feito para essa missão, promete uma experiência muito mais intensa.

As ligações ao solo são providenciadas por uma suspensão de duplos triângulos sobrepostos à frente e atrás, com amortecedores e barras estabilizadoras ajustáveis. As jantes de 18″ são em alumínio forjado e de aperto central, e, claro, serão envolvidas em pneus slick.

Por fim, para parar a nova máquina da marca do tridente, recorre a um sistema de travagem de competição da Brembo, composto por discos em carbono-cerâmica.

VEJAM TAMBÉM: Maserati MC12 Stradale é muito mais que um Ferrari Enzo com outras vestes

A segurança não foi esquecida e o Maserati Project24 virá equipado com uma roll cage que está em conformidade com os requisitos da FIA, assim como com um extintor e um depósito de combustível de 120 l.