Notícias Todos os planos da Lancia para os próximos 10 anos

Indústria

Todos os planos da Lancia para os próximos 10 anos

Além dos novos Lancia Ypsilon e Delta, a marca italiana vai ainda lançar um novo topo de gama e relançar-se no mercado europeu.

Lancia-logotipo

Com cerca de 10 anos para «mostrar o que vale», a Lancia revelou hoje os planos para o seu renascimento, e o maior destaque vai para o lançamento de três novos modelos, um a cada dois anos, a partir de 2024.

O primeiro será a nova geração do Lancia Ypsilon. Com lançamento previsto para 2024 e cerca de 4 metros de comprimento, este vai continuar a inserir-se no segmento B, apresentando-se com um propulsor 100% eletrificado.

Na sua base estará, muito provavelmente, a plataforma CMP já usada pelos Peugeot 208 e 2008 ou Opel Corsa e Mokka.

A NÃO PERDER: Davam quase 10 mil euros por este Lancia Prisma? Vejam as imagens
Lancia Ypsilon
O sucessor do atual Ypsilon será o primeiro modelo da «nova Lancia».

A seguir, em 2026, chega o novo topo de gama, com 4,6 metros de comprimento. Sobre este modelo — provavelmente um crossover — sabemos que será produzido em Melfi, ao lado dos novos topos de gama elétricos da DS Automobiles e da Opel e que assentará na nova plataforma STLA Medium.

Finalmente, para 2028 está marcado o regresso do Lancia Delta. Com 4,4 metros de comprimento, este será 100% elétrico e a marca transalpina espera que atraia os “entusiastas do automóvel em toda a Europa”.

De acordo com a Lancia, estes três novos modelos vão permitir abranger 50% do mercado e pretendem “contribuir para a melhoria da performance da Stellantis nos segmentos premium e de luxo”.

LEIAM TAMBÉM: Carlos Tavares antecipa problemas no fornecimento de baterias na indústria automóvel

Eletrificar é a ordem

O renascimento da Lancia anda de “mãos dadas” com a eletrificação e a aposta nesta é clara: a partir de 2026 apenas serão lançados veículos 100% elétricos; e a partir de 2028 apenas serão vendidos veículos 100% elétricos.

A acompanhar a estratégia de eletrificação está também uma estratégia de vendas que assentará num novo modelo de distribuição, com 50% das vendas a ser feitas online e a abertura de 100 novos concessionários em 60 cidades europeias.

Lancia Team

Por fim, a Lancia vai contar com seis Brand Managers na Europa: Paola Pichierri, em França; Niccolò Biagioli, na Alemanha; Francesco Colonnese, em Espanha; Patrice Duclos, na Bélgica e Luxemburgo; Patrick Zegwaard, nos Países Baixos e Raffaele Russo em Itália.

Sabe esta resposta?
Que componente é que o Lancia Y partilhava com o Pagani Zonda?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

O que liga o Pagani Zonda ao Lancia Y?
Parabéns, acertou!
Vai para a próxima pergunta

ou lê o artigo sobre este tema:

O que liga o Pagani Zonda ao Lancia Y?