Notícias O que liga o Pagani Zonda ao Lancia Y?

Arranque a Frio

O que liga o Pagani Zonda ao Lancia Y?

Por incrível que possa parecer, o exótico Pagani Zonda partilha com o pequeno e modesto Lancia Y um componente que está à vista de todos.

Pagani Zonda, Lancia Y

Existem muitas histórias de componentes que foram originalmente concebidos para um modelo, mas que acabam por ser usados por outro, completamente distinto. Resume-se tudo a custos — sai mais barato comprar algo que já está feito do que conceber de raíz.

Se o trabalho de integração de determinado componente — faróis ou farolins, ou até as hastes por detrás de um volante —, for bem executada, ninguém repara. Um exemplo? Os farolins traseiros do Pagani Zonda são originários de um… Lamborghini Diablo. Mas o Zonda não se fica por aqui…

Apesar da obsessão do detalhe de Horacio Pagani, não conseguiu esconder totalmente um componente originário de uma máquina bem mais modesta: o Lancia Y. E está bem à vista de todos. Olhem bem para o painel de instrumentos dos dois modelos… já repararam? É exatamente o mesmo — as diferenças resumem-se ao tratamento da face,  com grafismo e acabamentos distintos e uma graduação distinta do velocímetro (óbvio). Quanto mais antigo é o Zonda, mais evidente é a aproximação.

Pagani Zonda, Lancia Y, painel de instrumentos
As diferenças existem, mas a base é a mesma: a disposição dos instrumentos e computador de bordo é igual, assim como a área onde estão as luzes avisadoras, ou até os manípulos para fazer reset ao conta-quilómetros e acertar o relógio.
RELACIONADO: Fim do Pagani Zonda? Parece que ainda há espaço para mais um…

Sobre o “Arranque a Frio”. De segunda a sexta-feira na Razão Automóvel, há um “Arranque a Frio” às 9h00 da manhã. Enquanto bebes o teu café ou ganhas coragem para começar o dia, fica a par de curiosidades, factos históricos e vídeos relevantes do mundo automóvel. Tudo em menos de 200 palavras.

Sabe esta resposta?
A que construtor pertencem as hastes por detrás do volante do Tesla Model S?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Conduzimos o Tesla Model S P100D. Que tiro foi esse?
Parabéns, acertou!
Vai para a próxima pergunta

ou lê o artigo sobre este tema:

Conduzimos o Tesla Model S P100D. Que tiro foi esse?