Notícias Quando ter um Bugatti Chiron Super Sport não chega, é isto que se faz

Hipercarros

Quando ter um Bugatti Chiron Super Sport não chega, é isto que se faz

A Bugatti entregou o primeiro Chiron Super Sport, que tem uma pintura exclusiva com detalhes em laranja feitos à mão. O preço de tudo isto? Ninguém sabe.

Bugatti Chiron Super Sport

Apresentado há cerca de 10 meses, o novo Bugatti Chiron Super Sport combina a carroçaria e performance do Super Sport 300+  — o primeiro automóvel a ultrapassar a marca das 300 mph ou 483 km/h — com mais luxo e refinamento.

Exclusivo, dramático e muito rápido, como se exige a um hipercarro que custa 3,2 milhões de euros, o Bugatti Chiron Super Sport começa agora a ser entregue aos seus (felizes) proprietários.

E o primeiro exemplar de 30 no total não podia ser mais especial. Com uma personalização que o obrigou a passar mais algum tempo nas oficinas da Bugatti em Molsheim, na Alsácia francesa, este Chiron Super Sport vai dar que falar por onde quer que passe.

A NÃO PERDER: Bugatti Centodieci. 50 000 km de testes depois, produção pode começar
Bugatti Chiron Super Sport perfil

Tal como sempre acontece com as suas criações mais especiais, a Bugatti optou por manter o nome do cliente deste modelo no segredo dos deuses.

Contudo, revelou todos os detalhes em torno deste exemplar, que recebeu o tratamento especial “Bugatti Sur Mesure”, o programa de personalização oficial da marca, que neste caso implicou um trabalho de pintura mais complexo indo de encontro às exigências do cliente.

Esta unidade em particular tem um estilo inspirado naquilo a que a Bugatti apelida de “Vagues de Lumière”, que em português se pode traduzir por “ondas de luz”.

Bugatti Chiron Super Sport traseira

Ainda mais especial

Com um interior em couro laranja com pespontos a preto, este Bugatti Chiron Super Sport apresenta-se com uma pintura exterior em azul claro (ainda que com derivações mais escuras na secção traseira) e com listas laranjas inspiradas em raios de luz pintadas à mão.

Bugatti Chiron Super Sport

Este mesmo tom laranja surge igualmente nas jantes e contrasta com a fibra de carbono que encontramos no para-choques dianteiro, nas saias laterais e no difusor de ar traseiro.

A Bugatti não revelou o custo de todo este processo de personalização, mas a avaliar pela morosidade e complexidade do processo, só podemos imaginar quanto adicionou aos 3,2 milhões de euros de preço base deste Chiron Super Sport.

Bugatti Chiron Super Sport interior

Recorde-se que ainda recentemente mostrámos a lista de opcionais de um Chiron cuja pintura exterior no tom “Blue Royal Carbon” ascendia a 222 500 dólares (cerca de 195 833 euros) e o tejadilho panorâmico “Sky View” — que esta unidade também tem — custava 62 mil dólares (54 569 euros).

Bugatti Chiron Super Sport skyview

Desfile impressionante de números

A animar este «monstro» está o mesmo motor 8.0 W16 tetra-turbo que encontramos nos outros Chiron, mas que aqui se apresenta com turbocompressores maiores, além de contar com uma transmissão e uma embraiagem «mexidas».

LEIAM TAMBÉM: Bugatti Chiron é caro? A sua lista de opcionais não fica atrás

O teto máximo de rotações subiu para as 7100 rpm (mais 300 rpm) e a potência máxima cresceu dos 1500 cv para os 1600 cv. Já os 1600 Nm de binário passaram a estar disponíveis entre as 2000 rpm e as 7000 rpm (antes ficava-se pelas 6000 rpm).

Bugatti Chiron Super Sport motor

A sétima relação da caixa de dupla embraiagem foi ainda alongada (+3,6%), com a passagem da sexta para a sétima relação a acontecer agora apenas aos 403 km/h.

Mas os números impressionantes não se esgotam aqui. É que nós ainda não falámos na aceleração: 0 aos 200 km/h em 5,8s, 0 aos 300 km/h em 12,1s e 0 aos 400 km/h em 30,4s.

A NÃO PERDER: Bugatti tem mesa de bilhar mais cara que um Porsche 911 GT3

Quanto ao sprint dos 0 aos 100 km/h, a Bugatti nem se dá ao trabalho de o divulgar. Já a velocidade máxima está limitada a uns «meros» 440 km/h.

Sabe esta resposta?
Qual a potência do Bugatti Veyron Grand Sport Vitesse?