Notícias Oficial. EV9, o enorme SUV elétrico da Kia, também vem para a Europa

Antevisão

Oficial. EV9, o enorme SUV elétrico da Kia, também vem para a Europa

O Kia EV9 vem mesmo para a Europa, com o SUV elétrico a assumir a posição de topo de gama da marca sul-coreana por cá.

Kia Concept EV9
© Kia

Antecipado pelo Concept EV9 que conhecemos no Salão de Los Angeles de 2021, o Kia EV9 viu agora confirmada a sua vinda para o mercado europeu.

Esta decisão por parte da Kia é algo surpreendente, principalmente quando temos em conta que o Telluride, um SUV de dimensões próximas às do EV9, é vendido somente na América do Norte.

O EV9, exclusivamente elétrico, foi também pensado para o mercado norte-americano, mas apresentar-se-á na Europa como uma espécie de modelo halo da marca sul-coreana.

A NÃO PERDER: Kia Sorento PHEV testado. É o mais potente e caro dos Sorento, mas será a escolha certa?
Kia Concept EV9

A Kia espera conquistar clientes típicos de outros SUV de grandes dimensões, mesmo de modelos premium; aspirações elevadas para o SUV 100% elétrico que chega em 2023.

O Kia EV9

Para já ainda pouco se sabe acerca do novo topo de gama da Kia. Ainda assim, está confirmado o recurso à plataforma E-GMP, a mesma que serve de base ao Kia EV6. Um dos seus grandes argumentos é a tecnologia de 800 V que permite carregar a velocidades de até 350 kW.

O Concept EV9 apresentou-se com 4929 mm de comprimento, 1790 mm de altura e 2055 mm de largura, pelo que que o modelo de produção deverá contar com dimensões semelhantes.

Quanto à capacidade da bateria e a potência, ambas continuam no «segredo dos deuses». Contudo, ao assentar sobre a E-GMP, sabemos que a bateria pode ir (por agora) até aos 77 kWh e a potência até aos 585 cv, como acontece no EV6 GT.

Sabe esta resposta?
Qual é a capacidade da bagageira do Kia XCeed PHEV?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Agora também como híbrido plug-in. Testámos o Kia XCeed PHEV