Primeiro Contacto «Pão de Forma» está de volta. Primeiro teste ao Volkswagen ID. Buzz (2022)

Chega em setembro

«Pão de Forma» está de volta. Primeiro teste ao Volkswagen ID. Buzz (2022)

Depois de uma longa espera, já pudemos ver, na medida do possível, e colocámos à prova o novo Volkswagen ID. Buzz, o novo «Pão de Forma».

Volkswagen ID. Buzz
© Razão Automóvel

Um dos modelos mais aguardados da «família ID», o Volkswagen ID. Buzz será revelado na sua totalidade a 9 de março, mas o Guilherme Costa já o pôde conduzir.

Ainda revestido com uma vistosa camuflagem, o mais recente modelo da Volkswagen baseado na plataforma MEB vai estar disponível na versão de passageiros com cinco lugares, o ID. Buzz, e numa variante destinada ao transporte de mercadorias, o ID. Buzz Cargo, com apenas três lugares.

Como será estar ao volante do renascido «Pão de Forma»? O melhor mesmo é verem o vídeo:

A NÃO PERDER: Vai fazer história como o Carocha? Testámos o Volkswagen ID.3 First Max (58 kWh)

Os números do Volkswagen ID. Buzz

A chegada ao mercado europeu do novo ID. Buzz está prevista apenas para setembro, mas a marca germânica já nos deu a conhecer alguns dos números que o caracterizarão.

Numa fase inicial, o Volkswagen ID. Buzz estará disponível somente com uma motorização de 150 kW (204 cv) e 310 Nm que terá como «missão» mover as rodas traseiras.

A Volkswagen revelou que a alimentar o motor elétrico estará uma bateria com 82 kWh de capacidade (77 kWh úteis), mas a autonomia final ainda não foi revelada.

 

Em matéria de performance apenas sabemos que os 150 kW (204 cv) poderão impulsionar o ID. Buzz até aos 145 km/h de velocidade máxima (limitada eletronicamente).

O novo «Pão de Forma» assume, tal como o original, uma silhueta monovolume, medindo 4712 mm de comprimento, 1985 mm de largura, 1937 mm de altura e conta com uma distância entre eixos de 2988 mm — mais curto, largo e alto que o novo Multivan, por exemplo.

Graças a estes valores generosos a versão de cinco lugares oferece até 1121 litros de capacidade de carga enquanto na variante comercial o espaço disponível é superior a 3,9 m3.

Pronto para o século XXI

Se o Volkswagen ID. Buzz foi buscar inspiração ao passado para as suas linhas, a tecnologia que incorpora é do mais atual que existe.

Prova disso mesmo é a possibilidade de o ID. Buzz ser atualizado através de atualizações remotas (over-the-air) ou até de poder efetuar carregamentos bidirecionais, «devolvendo» energia à rede ou até a uma casa.

Volkswagen ID. Buzz
Além do exterior camuflado, também não foi possível ver o interior do novo ID. Buzz.

Por fim, ainda no campo da tecnologia, o ID. Buzz vai contar com diversos sistemas de ajuda à condução como o estacionamento autónomo ou o Car2X que é capaz de informar o condutor, com antecedência, sobre obstáculos ou problemas na via onde circula.

«Pão de Forma» está de volta. Primeiro teste ao Volkswagen ID. Buzz (2022)

Primeiras impressões

Data de comercialização: Setembro 2022

Sabe esta resposta?
Qual era a potência do Volkswagen Lupo GTI?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Glórias do Passado. Volkswagen Lupo GTI, genuíno “pocket rocket”