Notícias BMW Série 4 Gran Coupé. O membro da “família” que faltava

Apresentação

BMW Série 4 Gran Coupé. O membro da “família” que faltava

A "família" Série 4 está finalmente completa com a chegada do seu mais recente e versátil membro: o BMW Série 4 Gran Coupé.

BMW Série 4 Grand Coupé

Iniciada no ano passado com a revelação dos Série 4 Coupé e Série 4 Cabrio, só agora, com a chegada do BMW Série 4 Gran Coupé, é que se pode dar por completa a renovação da gama Série 4.

Baseado na plataforma CLAR, a mesma dos seus “irmãos” mais desportivos e do elétrico i4, o Série 4 Gran Coupé cresceu face ao antecessor.

Com 4783 mm de comprimento, 1852 mm de largura e 1442 mm de altura, o novo BMW Série 4 Gran Coupé é 143 mm mais comprido, 27 mm mais largo e 53 mm mais alto que o antecessor, contando ainda com mais 46 mm de distância entre eixos (fixa-se nos 2856 mm).

A NÃO PERDER: BMW M4 GT3 já foi apresentado e é mais potente que o antigo M6 GT3
BMW Série 4 Gran Coupé

Visual “familiar”

Por fora não é difícil encontrar (muitas) semelhanças entre a nova proposta da BMW e… o seu “irmão” elétrico, o BMW i4— por fora são, essencialmente, o mesmo carro —, com os dois modelos a serem produzidos na mesma linha de produção em Munique.

Na dianteira, o maior destaque vai para a controversa grelha estreada pelos Série 4 Coupé e Cabrio e que aqui, a par com os faróis esguios, ajuda o Série 4 Gran Coupé a alcançar uma clara distinção face ao Série 3.

Já na traseira o Série 4 Gran Coupé assume as mesmas soluções estilísticas já vistas no coupé e descapotável, sendo praticamente idêntico ao i4 (à exceção de alguns acabamentos e das… saídas de escape).

BMW Série 4 Gran Coupé
Equipado de série com o BMW Live Cockpit Plus o Série 4 Gran Coupé conta com um ecrã central de 8,8” e um painel de instrumentos digital com 5,1”. O opcional BMW Live Cockpit Professional traz um ecrã central de 10,25” e um painel de instrumentos digital com 12,3”.

Quanto ao interior, este é em tudo idêntico ao dos Série 4 que já conhecíamos. Já a bagageira conta com 470 litros, mais 39 litros que na geração anterior.

A NÃO PERDER: BMW X7 40d. O que vale o maior BMW de SEMPRE?

Dinâmica aprimorada

Como seria de esperar, tratando-se de um BMW, um dos principais focos no desenvolvimento do novo Série 4 Gran Coupé foi o comportamento dinâmico, com a BMW a prometer um desempenho superior ao do antecessor.

Na base desta “confiança” estão o baixo centro de gravidade, a distribuição de peso próxima dos ideiais 50:50, um chassis mais rígido e com afinação específica e a (opcional) suspensão adaptativa M Sport.

BMW Série 4 Gran Coupé
Aerodinâmica otimizada: “flaps” ativos (na grelha e fundo) que abrem e fecham de acordo com as necessidades; cortinas de ar; e um fundo praticamente carenado permitem um coeficiente de resistência aerodinâmica (Cx) de apenas 0,26, menos 0,02 que o antecessor.
VEJAM TAMBÉM: BMW 530e Berlina e Touring testados. O híbrido plug-in chega à carrinha do Série 5

E os motores?

No campo das motorizações o novo BMW Série 4 Gran Coupé apresenta-se com três opções a gasolina e uma Diesel, sendo que todos eles surgem associados a uma caixa automática de oito relações.

A oferta de motores a gasóleo assenta num 2.0 l de quatro cilindros que surge associado a um sistema mild-hybrid de 48 V. Com 190 cv e 400 Nm, este motor está disponível no 420d Gran Coupé e no 420d xDrive Gran Coupé com tração integral.

Quanto à gasolina, a oferta arranca com o quatro cilindros em linha usado pelo 420i Gran Coupé que, com 2.0 l de capacidade, debita 184 cv e 300 Nm. Já o BMW 430i Gran Coupé estreia um novo quatro cilindros também com 2.0 l, mas que debita 245 cv e 400 Nm, contando com o coletor de escape integrado na cabeça do motor para reduzir as emissões.

Por fim, no topo da gama surge o M440i xDrive Gran Coupé. Este recorre a um seis cilindros em linha, mild-hybrid, com 374 cv e 500 Nm de binário, valor que é enviado às quatro rodas por intermédio da caixa automática de oito relações Steptronic Sport (opcional nos restantes Série 4 Gran Coupé). Quanto à inédita variante M4 Gran Coupé, essa parece estar garantida, apesar de ainda não terem sido divulgados quaisquer dados acerca dela.

Com chegada ao mercado prevista para novembro deste ano, o novo BMW Série 4 Gran Coupé ainda não viu serem divulgados os seus preços.

Sabe esta resposta?
Qual era a potência do BMW 333i (E30)?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

BMW 333i (E30). O «primo do M3» que pouca gente conhece