Notícias Aiways. SUV elétricos chineses chegam a Portugal em 2022

Mercado

Aiways. SUV elétricos chineses chegam a Portugal em 2022

Com chegada prevista para abril de 2022, a chinesa Aiways vai estrear-se com o SUV elétrico U5 ao qual se seguirá o U6, um SUV «coupé».

Aiways U5
Enes Kucevic

Aos poucos, as marcas chinesas estão a começar a chegar ao mercado nacional e depois da Maxus, é a vez da Aiways, que chega a Portugal já no próximo ano

A representação da Aiways em Portugal e Espanha estará a cargo da Astara (anteriormente Bergé Auto), ou seja, a mesma empresa que já nos trouxe a (também) marca chinesa de veículos comerciais Maxus e que por cá é responsável pela presença da FusoIsuzuKia e Mitsubishi.

O primeiro modelo da Aiways a chegar a Portugal será o SUV elétrico U5, com lançamento marcado para abril de 2022. A este seguir-se-á o SUV «coupé» 100% elétrico Aiways U6.

A NÃO PERDER: ArcFox Alpha-T. Conduzimos o SUV elétrico chinês com ambições europeias
Aiways U5

Um ambicioso plano de expansão

No total, a marca chinesa deverá estar presente em cerca de cerca de 10 concessionários da rede do universo Astara em Portugal.

Acerca deste lançamento, Jorge Navea, diretor executivo da Astara afirmou: “Para nós, é uma enorme satisfação representarmos uma marca inovadora de veículos 100% elétricos como a Aiways (…) o Aiways U5 é o candidato perfeito para apresentar esses veículos a uma vasta audiência”.

O primeiro SUV a chegar ao mercado nacional , o Aiways U5 será vendido num total de nove países europeus: Portugal, Espanha, Bélgica, Dinamarca, Alemanha, França, Itália, Países Baixos e Suíça.

Estamos a construir, discretamente, mas cheios de confiança, uma presença de peso em toda a Europa. Estamos numa boa posição para oferecer eco mobilidade acessível, mas de alta qualidade (…) Lançaremos todos os anos um novo modelo Aiways nos nossos mercados.

Alex Klose, Vice-Presidente Executivo de Operações da Aiways.

A Aiways

Fundada apenas em 2017, a Aiways foi a primeira marca chinesa a introduzir um veículo elétrico no mercado europeu, com o lançamento, em 2020, do U5, um SUV elétrico que a marca produz em Shangrao, na China.

O U5, apesar de ser um «novato» no mercado, faz parte da lista de candidatos a Carro do Ano na Europa em 2022 (Car Of The Year). Com 4,68 m de comprimento, 1,87 m de largura, 1,70 m de largura e uma bagageira com 432 litros de capacidade, este insere-se no segmento C-SUV.

Aiways U5
O interior do U5 está em linha com o apresentado pelas propostas europeias.

A animar o primeiro modelo da Aiways vendido na Europa encontra-se um motor elétrico com 140 kW (190 cv) e 315 Nm. A alimentá-lo encontramos uma bateria com 63 kWh de capacidade que oferece, segundo a marca, 400 km de autonomia.

A NÃO PERDER: Este foi o “Dacia Logan” da Porsche para a China

Quanto ao carregamento, a marca chinesa avança que num carregador rápido é possível repor entre 30% e 80% da capacidade da bateria em apenas 27 minutos.

Quanto ao Aiways U6, foi revelado em 2020 ainda como protótipo (com a designação U6 ion) — deveria ter sido mostrado ao público no cancelado Salão de Genebra de 2020 — e a sua pré-produção arrancou em maio passado, com a produção a arrancar ainda durante 2021.

Sabe esta resposta?
Qual é a potência do Citroën AMI?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Este Citroën não é um automóvel. Testámos o novo Citroën AMI