Notícias Sony Vision-S continua em desenvolvimento. Vai ou não vai chegar à produção?

Indústria

Sony Vision-S continua em desenvolvimento. Vai ou não vai chegar à produção?

O Vision-S continua em testes na via pública na Alemanha, mas a verdade é que não existem planos concretos para o elétrico da Sony.

Sony Vision S fotos-espia
© Razão Automóvel

Foi no CES 2020 que a Sony surpreendeu “meio mundo” com a revelação do Vision-S, um automóvel elétrico para dar a conhecer os avanços da Sony na área da mobilidade, mas sem intenções de produzi-lo ou comercializá-lo.

É um “laboratório rolante” para várias tecnologias, a maior parte relacionada com condução autónoma, mas também para outras relacionadas com o entretenimento.

Desde então, já foi “apanhado” em testes nas estradas alemãs por várias vezes, o que leva ao continuar da especulação sobre a sua  futura produção e comercialização.

VEJAM TAMBÉM: Sony Vision-S. Desenvolvimento continua, mas será que chegará à linha de produção?
Sony Vision-S Concept

Agora, em declarações à Automotive News, Izumi Kawanishi, vice-presidente executivo da Sony, não nos deixou mais esclarecidos: “não temos um plano concreto de momento porque a fase atual é uma de pesquisa e desenvolvimento”. Declara ainda que “temos de investigar qual é o nosso propósito em contribuir para os serviços de mobilidade. Essa é a nossa ideia básica, e temos de continuar a fase de pesquisa e desenvolvimento”.

Se há uma fase de pesquisa e desenvolvimento significa que estão previstas, futuramente, outras fases? Izumi Kawanishi não esclareceu, pelo que esta indefinição à volta do futuro do Vision-S deverá persistir.

Sala de estar com rodas

Se os testes que de momento decorrem servem para validar funções de segurança básicas, o Vision-S está a servir, também, para testar os sistemas de infoentretenimento para um futuro mais longínquo, onde o automóvel autónomo será uma realidade e o habitáculo será o mesmo que uma sala de estar com rodas.

"Nós temos muitos conteúdos — filmes, música e videojogos — e temos de utilizar esse conteúdo e tecnologia no veículo. Para desenvolver tal espaço de entretenimento no veículo, precisamos de compreender esta oportunidade e construir o sistema certo para o habitáculo."

Izumi Kawanishi, vice-presidente executivo da Sony

A Sony está, por isso, a trabalhar em soluções como ecrãs panorâmicos ao longo do tabliê, a integração do seu sistema áudio 360 Reality Audio e até em ligar-se remotamente à PlayStation em casa, via 5G. E, claro, com o recurso a atualizações remotas que otimizarão todas estes sistemas e funcionalidades ao longo do tempo.

Sony Vision-S Concept

Nesse sentido, a Sony estabeleceu uma parceria com a fornecedora de software alemã Elektrobit, uma subsidiária independente da Continental, que procuram unir todos estes sistemas e funcionalidades, refinando a experiência do utilizador, o que inclui o desenvolvimento do hardware e software do sistema de infoentretenimento, do painel de instrumentos e da integração de comandos por voz.

Mais novidades no CES 2022?

Além da Elektrobit, que se está a focar na integração de sistemas e na experiência do utilizador, a Sony tem uma parceria com a Magna Steyr, a fornecedora que é capaz de desenvolver, de “fio a pavio”, um automóvel e até tem capacidade para o produzir — por exemplo, são eles que produzem o Mercedes-Benz Classe G, o Jaguar I-Pace ou os Toyota GR Supra e BMW Z4.

VEJAM TAMBÉM: Pode chegar em 2024. Carro da Apple de volta aos rumores

Foram eles quem desenvolveram o Sony Vision-S, e tendo em conta as suas competências, mais especulação tem gerado à volta do futuro do modelo.

No entanto, Izumi Kawanishi, repete as declarações iniciais da Sony em que não há planos para produzir em série o Vision-S.

Sony Vision-S Concept

No entanto, deixou a porta aberta para mais novidades sobre o projeto, que serão divulgadas na próxima edição do CES (Consumer Electronic Show), que vai acontecer entre os dias 5 e 8 de janeiro de 2022, em Las Vegas, nos EUA.