Notícias Mais barato que o Twingo. Este é o sucessor do Dacia Spring

Antevisão

Mais barato que o Twingo. Este é o sucessor do Dacia Spring

O sucessor do Dacia Spring promete ser o mais rápido de todos… dos modelos a ser desenvolvido pelo Grupo Renault.

© Denis Le Vot / Dacia

Apenas 16 meses para o design e desenvolvimento foi o que prometeu Luca de Meo, diretor-executivo do Grupo Renault, para o novo citadino elétrico da Dacia, que vai tomar o lugar do Spring.

A confirmar-se, será o veículo desenvolvido no menor período tempo de sempre pelo grupo francês: “estamos a trabalhar à velocidade chinesa”, declarou de Meo.

“Velocidade chinesa” é uma referência clara à parceria com uma empresa de consultoria chinesa de I&D, que está a ajudar a desenvolver o novo Twingo também num período de tempo muito curto: dois anos ou 24 meses. Para se ter uma ideia da rapidez, por norma demora três a quatro anos a desenvolver um novo modelo.

@ Dacia Dacia Spring teve uma queda de vendas acentuada em 2024 e continua com um problema: é produzido na China e está sujeito às tarifas da UE.

Este foco na velocidade de desenvolvimento faz parte da iniciativa “Leap 100”, cujo objetivo é desenvolver modelos novos num intervalo de 100 semanas (cerca de 23 meses). “Desafio qualquer concorrente no mundo a fazer o mesmo”, acrescentou o diretor executivo.

Mais barato de fazer

Além da aposta num desenvolvimento muito rápido, o novo citadino — poderá adotar outro nome em vez de Spring — será muito mais barato de produzir também à imagem do futuro Renault Twingo elétrico.

Previsivelmente, o novo modelo — esboço oficial na imagem de topo — vai partilhar com o Twingo a plataforma Ampr Small e, provavelmente, grande parte dos componentes da cadeia cinemática elétrica.

Foi anunciado para o Twingo um custo de produção 40% inferior ao do Renault 5 E-Tech, devido à redução do número de componentes em 30%. Por isso, todos os ganhos de tempo conseguidos durante o desenvolvimento do Twingo irão também beneficiar o modelo da Dacia.

Como se irá refletir no preço do novo modelo? A Dacia anunciou um preço inferior a 18 mil euros, o que o coloca em paridade com o do Spring. No entanto, devido às sinergias com o Twingo, a nova proposta da Dacia deverá oferecer melhores performances, maior autonomia e mais conteúdos tecnológicos do que o Spring.

O problema chinês do Dacia Spring

O sucessor do Dacia Spring não será produzido na China, mas sim na Europa. E isto será uma vantagem nos próximos anos.

Descubra o seu próximo automóvel:

O Spring está sujeito a uma tarifa de importação de 20,7%, imposta pela União Europeia (UE) aos elétricos fabricados na China. Alguns construtores chegam a enfrentar taxas de até 45,3%. Para evitar este custo adicional e manter um preço competitivo, compreende-se a decisão da Dacia em produzir o novo modelo no «velho continente».

Quando chega?

É só fazer as contas. Se conseguirem cumprir o programa de 16 meses de desenvolvimento, significa que veremos o novo citadino elétrico da Dacia chegar ao mercado no início do próximo verão — final de junho ou início de julho de 2026.

Isto significa que chegará ao mercado ainda antes da terceira geração do Dacia Sandero — previsto para 2027 —, cujo desenvolvimento começou antes deste citadino. Atualmente, este é o modelo mais vendido da marca a nível europeu.

Sabe esta resposta?
Em que ano começou o concurso do Carro do Ano em Portugal?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Conheçam todos os vencedores do Carro do Ano em Portugal desde 1985