Desde 85 099 euros
Mercedes-AMG CLA 45 S 4MATIC+ Shooting Brake. “Foguete” familiar com 421 cv
Potência, potência e mais potência. Esta é a palavra de ordem quando se fala no Mercedes-AMG CLA 45 S 4MATIC+ Shooting Brake. Mas há mais, muito mais…

Não é preciso recuar muito no tempo para chegarmos a uma altura em que só os supercarros se “atiravam” para lá dos 400 cv de potência. Hoje em dia não podia ser mais diferente e a “culpa” é, em grande parte, de modelos como este que vos trago: a Mercedes-AMG CLA 45 S 4MATIC+ Shooting Brake.
É certo que este modelo faz parte da vasta família de modelos compactos da Mercedes-Benz, mas aqui levou o “tratamento especial” da AMG e apresenta-se com um “vestuário” bem mais radical e com um “coração” que lhe permite reivindicar muitas responsabilidades desportivas.
Acelera dos 0 aos 100 km/h em apenas 4s, menos 0,1s do que o tempo anunciado por um… Ferrari F40 no mesmo sprint — e isto, só por si, já diz muito do que é a performance nos nossos dias, certo?
A NÃO PERDER: GT 63 S E Performance, o primeiro plug-in da AMG. 843 cv, até 1470 Nm e… 12 km de autonomia elétrica
Mas será que esta injeção de potência beliscou os atributos familiares que uma carrinha deste segmento é “obrigada” a garantir? Continua a ser um modelo utilizável no dia a dia? É a tudo isto que vou responder nas próximas linhas.
Falar da carrinha Mercedes-AMG CLA 45 S 4MATIC+ Shooting Brake obriga a falar na imagem, que não passa despercebida e “vira muitas cabeças” na rua.
A grelha Panamericana, as enormes saídas de ar nos para-choques, o capô musculado e as quatro saídas de escape na traseira não deixam dúvidas de que este é um modelo saído da “casa” de Affalterbach.

E ainda nem falámos dos apoios aerodinâmicos nas laterais do para-choques frontal, das jantes de 19” e do spoiler traseiro que prolonga a linha do tejadilho. Todos estes elementos reforçam significativamente o caráter desportivo desta proposta e ajudam a reforçar a presença em estrada deste modelo.
O motor… não engana!
Mas é quando ligamos o motor e ouvimos o “ronco” deste bloco turbo de quatro cilindros com 2.0 litros de capacidade que percebemos o “monstro” que temos verdadeiramente em mãos.

Este é o mesmo motor que “anima” o Mercedes-AMG A 45 S, o M 139, pelo que estamos perante o bloco de quatro cilindros de produção mais potente do mundo. E quando olhamos para a ficha técnica, o desfile de números não engana: 421 cv, 500 Nm, 0 aos 100 km/h em 4s e 270 km/h de velocidade máxima.
A gerir tudo isto está uma caixa automática de dupla embraiagem de oito velocidades AMG SpeedShift DCT 8C associada ao sistema de tração integral AMG Performance 4MATIC+ com AMG Torque Control, que integra duas embraiagens multidisco controladas eletronicamente, cada uma ligada a um semi-eixo do eixo traseiro.

Graças a isto, o binário não só pode ser distribuído entre os eixos dianteiro e traseiro como também entre as duas rodas posteriores, o que possibilita a implementação do modo Drift (de série na versão S do CLA 45), para uma manobra de “powersliding” controlada.
Nem só de potência vive este CLA 45 S
A suspensão conta com molas específicas e novos amortecedores de frequência seletiva que garantem uma enorme estabilidade direcional e um comportamento interessante em curva, reduzindo de forma muito eficaz o adornamento da carroçaria.
LEIAM TAMBÉM: Mercedes-AMG A 45 S ou Audi RS 3: qual o derradeiro “mega hatch”?Já o sistema de amortecimento adaptativo AMG Ride Control, um opcional de 1116 euros, deixa-nos escolher entre três modos que afetam a dureza da suspensão (Comfort, Sport e Sport+), sendo que o sistema funciona de forma totalmente automática e consegue adaptar o amortecimento de cada uma das rodas.
Isto não só permite aumentar a agilidade e a eficácia em curva, como nos brinda com um aumento de conforto em situações menos exigentes do ponto de vista dinâmico. Mas mesmo assim, este CLA 45 S é sempre um automóvel algo firme (não poderia ser de outra forma…) e somos nós que pagamos sempre essa fatura.

Quanta eficácia é possível ter?
Na estrada, ao volante desta carrinha Mercedes-AMG CLA 45 S 4MATIC+ Shooting Brake, senti exatamente o mesmo que já tinha sentido quando conduzi pela primeira vez o novo Mercedes-AMG A 45 S: eficácia quase em exagero. Passo a explicar.
É muito fácil andar rápido com este CLA 45 S, seja em curva ou em reta. A potência disponível, a forma como o binário é colocado no asfalto e a quantidade absurda de aderência impressiona. Mesmo.

Não há lugar para dramas, para grandes “jogos” com o travão e com o acelerador ou para provocações. O CLA 45 S parece sempre que vai com uma missão em mente, ser rápido. E graças a isso parece sempre imperturbável.
A NÃO PERDER: Volkswagen Golf R ou Mercedes-AMG A45 S, qual deles é o “rei do drift”?Não esperem, por isso, que este seja o automóvel mais divertido de conduzir do segmento nem que a traseira se dê a grandes brincadeiras. Mas se a conversa for rapidez este é um nome que vai liderar sempre todas as tabelas e discussões. Porque aí, a eficácia deste “monstro” é inquestionável.
Uma experiência para os sentidos
A velocidade é impactante, tal como a maneira como somos colados aos bancos sempre que pisamos o acelerador a fundo ou recorremos ao modo Launch Control. Acreditem que a este nível há poucos automóveis capazes de oferecer o que este CLA 45 S — ou qualquer outro modelo da família 45 da AMG — oferece.

Esta experiência é sempre acompanhada por uma nota de escape que pode assumir dois tons distintos: Balanced e Powerful. Neste último, mesmo com muitas evidências que não nos fazem esquecer que este som foi muito trabalhado, quase como se de uma faixa de música se tratasse, o CLA 45 S “grita” a plenos pulmões.
E o borbulhar que sai do escape sempre que levantamos o pé do acelerador ou baixamos uma relação é simplesmente viciante. E não, não há outra maneira de usar este AMG a não ser como eu o usei durante os dias que passei com ele: todos os semáforos são uma oportunidade para esmagar o acelerador (até aos limites legais de velocidade, claro).
LEIAM TAMBÉM: Bussink GT R. Designer alemão criou um Mercedes-AMG GT R SpeedsterNão há desporto como este, mas o computador de bordo lembra-nos sempre do que isso acarreta. É que explorar os 421 cv de potência à saída de cada semáforo é coisa para nos atirar muito facilmente para médias em torno dos 14 l/100 km.

Mas de quando em vez lá nos lembramos que este “monstro” de Affalterbach também sabe ser civilizado e aí os consumos descem para níveis mais razoáveis. Cheguei ao final deste ensaio com um consumo médio de 9,2 l/100 km, o que ainda assim é aceitável para um modelo com este pedigree desportivo.
Descubra o seu próximo carro
É o carro certo para si?
A potência, a velocidade e a aceleração do A 45 S concentrados numa carroçaria mais espaçosa e com proporções mais equilibradas. É assim que olho para esta carrinha Mercedes-AMG CLA 45 S 4MATIC+ Shooting Brake.
Mas se isto são tudo vantagens, os pontos menos positivos continuam a ser os mesmos. A começar logo pelo comportamento em curva, que apesar de super-eficaz, deixa muito pouca margem para a diversão.
Contudo, a experiência consegue ser sempre envolvente e… rápida. Neste campo, o CLA 45 S 4MATIC+ Shooting Brake olha com superioridade para todos os rivais do segmento.

E explorar os limites de aderência lateral e o poder de aceleração tornam-se, quase de forma imediata, uma experiência viciante ao volante deste AMG. Esmagar o acelerador pouco depois do meio da curva deixa-nos sair com as rodas direitas e catapulta-nos para a frente de uma maneira impressionante.
O motor de 2.0 litros com quatro cilindros é um pedaço de engenharia notável e faz uma equipa fantástica com a caixa automática de oito velocidades, que se mostra sempre muito rápida e ajustada ao nosso estilo de condução.

É certo que os 505 litros de capacidade da bagageira (ou 1370 litros com os bancos traseiros rebatidos) são uma boa mais valia face ao A 45 S, mas o portão traseiro muito estreito continua a ser uma limitação, sobretudo para as famílias. E a somar a isto, notei alguns ruídos e vibrações dentro do habitáculo que não senti noutros modelos da família CLA.
Mas na hora de fazer um balanço, não tenho dúvidas em afirmar que esta é uma das carrinhas mais impressionantes do mercado. É uma proposta superlativa a todos os níveis, muitas vezes difícil de justificar. Mas assim que lhe “deitamos as mãos”, ficamos viciados no que ela tem para nos dar.
Preço
unidade ensaiada
Versão base: €85.099
IUC: €239
Classificação Euro NCAP:
- Motor
- Arquitectura: 4 cilindros em linha
- Capacidade: 1991 cm3
- Posição: Dianteira transversal
- Carregamento: Injeção mista + Turbo + Intercooler
- Distribuição: 2 a.c.c., 4 válv. por cil. (16 válv.)
- Potência: 421 cv às 6750 rpm
- Binário: 500 Nm às 5000 rpm
- Transmissão
- Tracção: Integral
- Caixa de velocidades: Automática DCT de 8 velocidades
- Capacidade e dimensões
- Comprimento / Largura / Altura: 4693 mm / 1857 mm / 1413 mm
- Distância entre os eixos: 2729 mm
- Bagageira: 505 litros (1370 litros)
- Jantes / Pneus: 255/34 R19
- Peso: 1725 kg
- Consumo e Performances
- Consumo médio: 8,3 l/100 km
- Emissões de CO2: 189 g/km
- Vel. máxima: 270 km/h
- Aceleração: 4,0s
-
Equipamento
- Apple CarPlay
- Android Auto
- Assistente ativo de faixa de rodagem
- Pack AMG Driver's
- Aplicação AMG Track Pace
- Assistente ativo de travagem
- Airbag de joelho
- Sistema de escape com som performance AMG
- Assistente de limitação de velocidade
- Sistema multimédia MBUX
- Assistente adaptativo de máximos PLUS
- Estética AMG
- Guarda-lamas AMG de maior dimensão
- Depósito de combustível com capacidade aumentada
- Dynamic Select
- Acesso mãos-livres
- Assistente de estacionamento Parktronic
- Retrovisores exteriores rebatíveis eletricamente
- Câmara para marcha-atrás
- Portão traseiro elétrico
- Acabamentos interiores de design AMG em alumínio
- Tapetes AMG
- Volante AMG Performance em pele
- Jantes AMG de 19''
- Embaladeiras das portas dianteiras iluminadas
- Pinças de travão em vermelho
- Estofos em pele preta com pespontos em amarelo
Avaliação
- Dinâmica
- Performance
- Imagem agressiva
- Preço
- Penalização no refinamento face às versões "não-AMG"
- Longa lista de opcionais
Sabe responder a esta?
Qual era a potência do Brabus 190E 3.6S Lightweight?
Não acertou..
Mas pode descobrir a resposta aqui::
Brabus 190E 3.6S Lightweight. É exatamente aquilo que parece…Em cheio!!
Vá para a próxima perguntaou leia o artigo sobre este tema:
Brabus 190E 3.6S Lightweight. É exatamente aquilo que parece…Mais artigos em Testes, Ensaio
©2022 RAZÃO AUTOMÓVEL