Notícias CLA Shooting Brake também recebe o quatro cilindros mais diabólico da atualidade

Apresentação

CLA Shooting Brake também recebe o quatro cilindros mais diabólico da atualidade

A Mercedes-AMG não perdeu tempo a revelar mais um modelo com o poderoso M 139. Fiquem a conhecer a CLA 45 Shooting Brake e CLA 45 S Shooting Brake.

Mercedes-AMG CLA 45 S 4MATIC+ Shooting Brake

Mal passaram duas semanas sobre a revelação dos possantes A 45, A45 S, CLA 45 e CLA 45 S no Goodwood Festival of Speed e a Mercedes-AMG já está a revelar mais um membro da toda-poderosa família de modelos “45”. Fiquem a conhecer a (mais que esperada) CLA 45 Shooting Brake e CLA 45 S Shooting Brake.

Como seria de esperar, tudo o que já foi dito relativamente aos A 45 e CLA 45 aplica-se à CLA 45 Shooting Brake e respetiva versão S.

O destaque continua a ser, sem dúvida, o motor. O M 139, como é chamado, trata-se do quatro cilindros mais potente da atualidade, com os seus parcos dois litros de capacidade a permitirem uma potência máxima de 421 cv e 500 Nm na versão S. A versão standard, não S, não é propriamente anémica, já que debita 387 cv e 480 Nm.

RELACIONADO: Mercedes-AMG leva a Goodwood o A 45 4MATIC+ e…o CLA 45 4MATIC+!
Mercedes-AMG CLA 45 S 4MATIC+ Shooting Brake

As prestações da CLA Shooting Brake igualam as do CLA Coupé, com os 100 km/h a serem alcançados em apenas 4,1s e 4,0s no caso do S, e com a velocidade máxima eletronicamente limitada a 250 km/h e 270 km/h, respetivamente.

Todo o poderio motorizado é transmitido ao asfalto via uma caixa de dupla embraiagem de oito velocidades, a AMG SPEEDSHIFT DCT 8G, que por sua vez é transmitido às quatro rodas via o sistema de tração integral AMG Performance 4MATIC+.

Mercedes-AMG CLA 45 S 4MATIC+ Shooting Brake

Este adiciona ainda o diferencial traseiro AMG TORQUE CONTROL, ou seja, permite vetorização de binário. O que isto significa é que a força de tração não é distribuída apenas entre o eixo dianteiro e traseiro, mas também é distribuída de forma seletiva entre as duas rodas traseiras. Tudo graças à presença de duas embraiagens multidisco eletronicamente controladas, cada uma ligada a um semi-eixo traseiro.

No caso da Mercedes-AMG CLA 45 S Shooting Brake, esta solução permite ainda que venha equipada de série com um modo Drift (opcional na CLA 45 Shooting Brake) para que possamos fazer aquele “powerslide”…

VÊ TAMBÉM: Mercedes-AMG A 35 4MATIC. O AMG mais BARATO que podes comprar
Mercedes-AMG CLA 45 S 4MATIC+ Shooting Brake

Potência sob controlo

Além das quatro rodas motrizes, as CLA 45 Shooting Brake e CLA 45 S Shooting Brake contam com uma suspensão com componentes específicos — molas e amortecedores de frequência seletiva. Um esquema MacPherson reside na dianteira, com triângulo de suspensão em alumínio, e um esquema multi-braços (4 no total) reside na traseira, ligada rigidamente à carroçaria através de um suporte no eixo traseiro, contribuindo para uma superior resistência à torção.

Podemos optar ainda por uma suspensão com amortecimento adaptativo AMG RIDE CONTROL, com três níveis de amortecimento, com o sistema funcionar de forma totalmente automática.

VÊ TAMBÉM: Os quatro cilindros mais potentes à venda no mercado (2019)

Tão ou mais importante que andar depressa é conseguir parar mais depressa e nesse departamento, a mais rápida das CLA Shooting Brake não desilude, com duas versões para o sistema de travagem.

Na versão regular encontramos discos de travão ventilados e perfurados com 350 mm x 34 mm e pinças de travão monobloco fixas de quatro êmbolos no eixo dianteiro, enquanto no eixo traseiro encontramos pinças de travão flutuantes de um êmbolo e discos de travão de 330 mm x 22 mm.

No caso da versão S ou caso optemos pelo pack AMG Dynamic Plus na versão regular, o sistema de travagem é majorado. Os discos dianteiros crescem para os 360 mm x 36 mm e as pinças de travão fixas passam a ter seis êmbolos. A cor das pinças passam também a ser vermelhas ao invés de cinzas, com o logótipo AMG destas a preto ao invés de branco.

VÊ TAMBÉM: Chega em setembro. Todos os preços da Mercedes-Benz CLA Shooting Brake

De resto, a CLA 45 Shooting Brake e CLA 45 S Shooting Brake herdam do CLA 45 Coupé e CLA 45 S Coupé os mesmos elementos estilísticos, tanto por fora como por dentro.

De momento, ainda não existem preços definidos para Portugal, ou quando chegarão ao mercado.