Primeiro Contacto Toyota Yaris Cross 2022. Primeiro teste ao SUV mais PEQUENO e mais BARATO da Toyota

Desde 22 595 euros

Toyota Yaris Cross 2022. Primeiro teste ao SUV mais PEQUENO e mais BARATO da Toyota

O novo Toyota Yaris Cross chega a Portugal já este mês, com preços que se iniciam nos 22 595 euros. Nós fomos até à Bélgica para o testar em primeira mão.

Toyota Yaris Cross com Guilherme Costa Ver vídeo

Campeão de vendas à vista. Foi talvez a frase mais vezes repetida pelos responsáveis da marca japonesa durante a apresentação do novo Toyota Yaris Cross. Sem dúvida, o lançamento mais importante do ano para a marca liderada por Akio Toyoda — eleito Personalidade do Ano 2021 pelos World Car Awards.

Efetivamente, há motivos para tanto otimismo. O segmento B-SUV é um dos que mais cresce na Europa e além disso, a plataforma no qual assenta o novo Toyota Yaris Cross tem mostrado ser do agrado dos europeus. Falamos da plataforma modular GA-B que foi estreada no Toyota Yaris e que tem catapultado as vendas do pequeno utilitário japonês no nosso mercado.

Em terceiro lugar, o novo Yaris Cross também aposta forte na oferta de uma motorização híbrida — principalmente no mercado português — uma das mecânicas mais procuradas da atualidade. Oferece consumos baixos sem os constrangimentos de carregamento dos 100% elétricos, que ainda não são uma solução para todos os condutores.

RELACIONADO: À conversa com Yasunori Suezawa e Keisuke Morisaki. Os responsáveis pelo novo Toyota Yaris Cross

A guerra do Toyota Yaris Cross

Como vimos, as expectativas da marca japonesa relativamente ao Toyota Yaris Cross são muito elevadas. Mas será que cumpre?

Para encontrar a resposta a esta questão, conduzimos o mais pequeno e mais barato SUV da Toyota — pelo menos até à chegada do novo Toyota Aygo que adotará também uma “filosofia” crossover — pelas estrada da Bélgica.

A apresentação decorreu a escassos quilómetros de Waterloo, o famoso campo de batalha onde Arthur Wellesley, Duque de Wellington, derrotou definitivamente as tropas francesas, lideradas por Napoleão Bonaparte — uma «tareia» que já tinha sido repetida em Portugal, nas Linhas de Torres, durante a Guerra Peninsular.

Toyota Yaris Cross Portugal
A unidade do Toyota Yaris Cross que testámos estava equipada com o motor 1.5 Hybrid de 116 cv, no nível de equipamento «Premier Edition». Esta versão custa 33 195 euros em Portugal.

Foi um local bem escolhido, tendo em consideração a «guerra» que se vive neste segmento. Quando partiram para o desenvolvimento do novo Toyota Yaris Cross, os responsáveis da Toyota sabiam que tinham de dar o seu melhor. E foi exatamente isso que fizeram.

As nossas principais considerações podem ser encontradas nos 14 minutos do vídeo em destaque no Canal de YouTube da Razão Automóvel.

Os argumentos SUV

Para esta «guerra SUV» no segmento dos utilitários, a Toyota foi buscar a sua plataforma mais recente, as suas melhores motorizações e até estreou um novo sistema de infoentretenimento cheio de funcionalidades — um campo onde a Toyota tem mostrado dificuldades em acompanhar a concorrência.

Toyota Yaris Cross Portugal
Em 2022 vai estar disponível o Toyota Yaris Cross na versão AWD-i. Graças a um motor elétrico no eixo traseiro o SUV da Toyota ganha tração integral.

Com preços que se iniciam nos 22 595 euros, não faltam condições ao pequeno Yaris Cross para ser bem sucedido no mercado nacional, porém, convém não esquecer que a concorrência é fortíssima. Como vimos neste «mega comparativo» B-SUV organizado pela Razão Automóvel, ninguém quer ficar para trás.

As primeiras unidades do Yaris Cross chegam a Portugal em setembro.

Toyota Yaris Cross 2022. Primeiro teste ao SUV mais PEQUENO e mais BARATO da Toyota

Primeiras impressões

7/10
O novo Toyota Yaris Cross mostra que marca japonesa está mais apostada que nunca em agradar ao público europeu. O design foi bem conseguido, a lista de equipamento é completa, a motorização é eficiente e capaz, e o comportamento dinâmico também convence. O novo SUV da marca japonesa justifica todas as expectativas que recaem sobre ele.

Data de comercialização: Setembro 2021

Prós

  • Eficiência do motor híbrido;
  • Comportamento dinâmico;
  • Design;
  • Facilidade de utilização.

Contras

  • Alguns detalhes do interior;
  • Espaço nos lugares traseiros face à concorrência.