Notícias Depois do Renault 5, vem o Renault 4

Antevisão

Depois do Renault 5, vem o Renault 4

Até 2025 a Renault pretende lançar sete novos modelos elétricos. Por isso, depois do novo 5, a marca francesa prepara-se para lançar um novo Renault 4.

Renault 4

A Renault vai lançar, até 2025, sete modelos 100% elétricos. Um deles é o muito aguardado Renault 5, e o outro será, ao que tudo indica, a reincarnação do Renault 4, que celebra este ano o seu 60º aniversário este ano.

Enquanto o novo 5 já foi antecipado sob a forma de protótipo e tem lançamento previsto para 2023, o Renault 4 deverá surgir, segundo avança a Autocar, apenas em 2025.

Apesar de não ter ainda sido confirmado, o regresso do Renault 4 tem vindo a ser “deixado no ar” em algumas ocasiões por responsáveis da marca gaulesa. Por exemplo, Luca de Meo já tinha afirmado que estava previsto o renascimento de mais do que um modelo icónico da marca.

VÊ TAMBÉM: Gasolina, Diesel e Elétricos. Como será o futuro das motorizações na Renault?
Renault 5 Prototype
O Renault 5 Prototype antecipa o regresso do Renault 5 em modo 100% elétrico, um modelo crucial para o plano “Renaulution”.

Gilles Vidal, chefe de design da Renault, quando questionado acerca dos planos para os futuros elétricos da Renault, deu a entender que alguns desses modelos podem vir a assumir um design retro-futurista.

O que já se sabe?

Com chegada prevista para 2025 (dois anos depois do novo Renault 5), ainda pouco se sabe acerca do possível regresso do Renault 4 à gama do construtor francês.

Ainda assim, tal como este, a única certeza é que será exclusivamente elétrico, recorrendo à mesma plataforma CMF-B EV do Renault 5. Tudo aponta para que o Renault 4 seja fisicamente maior que o 5, apresentado-se como um crossover. Também nos planos parece estar uma hipotética variante comercial, tal e qual acontecia no modelo original.

VÊ TAMBÉM: Renault Kiger: primeiro para a Índia, depois para o mundo

E o Zoe, onde fica?

Perante o regresso do Renault 5 e o possível, mas quase certo, regresso da 4L há uma questão que se levanta: o que acontecerá ao Renault Zoe? À primeira vista, o surgimento de dois modelos elétricos para o segmento B parece colocar em causa a continuidade da existência do modelo elétrico mais vendido na Europa.

Renault Zoe
VÊ TAMBÉM: Adeus, Diesel? Testámos a Renault Mégane ST E-TECH (híbrida plug-in)

Acerca desta possibilidade, o chefe de design do Grupo Renault, Laurens van den Acker, afirmou: “Será o fim do Zoe? A resposta é não, porque o Zoe é o elétrico mais vendido na Europa. Portanto, seria tolice parar os veículos que são mais vendidos no seu segmento”.

Por fim, quanto a uma possível data para a confirmação do regresso do Renault 4, não nos admirávamos se tal acontecesse num dos muitos eventos de celebração dos 60 anos do modelo original.

Fontes: Autocar, Auto Motor und Sport.

Sabe esta resposta?
Em que ano é que a Renault obteve a sua primeira vitória na Fórmula 1?