Recharge No modo Recharge está a reduzir a sua pegada ecológica.

Obrigado por guardar energia para o que mais importa.

Uma iniciativa
x

Recharge

Estamos a guardar energia para o que mais importa.

Chega em setembro

Dacia Spring em vídeo. Já conduzimos o elétrico mais barato em Portugal

Fomos até à cidade do Porto conhecer o novo Dacia Spring, por larga margem, o 100% elétrico mais barato em Portugal. Mas será que este citadino «made in China» tem o que é preciso?

Em Porto, Portugal

A Dacia prometeu e cumpriu. Em setembro chega a Portugal o elétrico mais barato do mercado, o novo Dacia Spring. Um citadino pequeno nas dimensões, mas com uma enorme ambição: democratizar o acesso à mobilidade elétrica.

Com um preço que se inicia nos 16 800 euros, podemos afirmar que a probabilidade de sucesso desta ambição é bastante elevada. Mais ainda se tivermos em consideração que com os apoios do Estado à aquisição de carros elétricos — conhece os detalhes neste artigo — o preço pode baixar para os 13 800 euros.

Dacia Spring. É só preço ou tem substância?

Será justo encarar a Dacia como uma marca «low-cost»? Creio que não. Prefiro encarar a marca romena como uma marca de automóveis de «custos controlados». São sobretudo produtos honestos, são simples, mas não são básicos. Uma fórmula que tem feito da Dacia a marca n.º 1 na Europa junto dos particulares.

Porém, as dúvidas começam quando olhamos para a ficha técnica do Dacia Spring: apenas 44 cv de potência.

O pequeno motor elétrico que anima os 970 kg do Dacia Spring parece «curto». Foi por isso que neste primeiro contacto pelas ruas do Porto não lhe fizemos a vida fácil. Ao contrário das nossas expectativas, nunca sentimos que o motor do Dacia Spring fosse uma limitação. Vejam o vídeo em destaque.

VEJAM TAMBÉM: Testámos os Dacia Sandero Stepway GPL e gasolina. Qual a melhor opção?

Autonomia em bom plano

O Dacia Spring anuncia mais de 300 km de autonomia em cidade e mais de 220 km em estrada — ciclo WLTP. Estes valores não estão longe da realidade, muito pelo contrário. Com a devida atenção ao pé direito e com o modo ECO ligado, chegámos a circular com consumos energéticos abaixo dos 10 kWh/100 km.

Dacia Spring
Feitas as contas, graças à bateria de 27.4 kWh de capacidade podemos circular em cidade durante mais de 300 km.

Quanto a carregamentos, a carga máxima admitida em DC é de 30 kW. Um valor «modesto», mas que permite carregar totalmente a bateria em 1h30min ou em menos de uma hora até 80%. Já em AC, numa wallbox doméstica de 7,4 kW, são necessárias menos de cinco horas, enquanto que numa tomada convencional de 2,3 kW o mesmo exercício demora 14 horas.

VEJAM TAMBÉM: Renault Twingo Electric. O que vale um dos elétricos mais acessíveis do mercado?

Equipamento de série do Dacia Spring

Apenas o essencial e nada mais. Em Portugal o Spring vai estar disponível apenas com dois níveis de equipamento, ‘Comfort’ e ‘Comfort Plus’.

Na versão base, o equipamento de série inclui direção assistida, fecho centralizado, ar condicionado manual, vidros elétricos, faróis automáticos e limitador de velocidade. No campo da segurança, temos seis airbags, sistema de travagem de emergência automática e sistema de chamadas SOS.

Dacia Spring no Porto
A bateria do Dacia Spring tem uma garantia de oito anos ou 120 mil quilómetros.

Na versão Confort Plus, destaca-se a adição do sistema de entretenimento Media Nav de 7.0″ compatível com Apple CarPlay e Android Auto, navegação GPS, rádio DAB (digital) e sistema de comandos por voz.

Ao contrário da unidade que testámos, o Dacia Spring em Portugal vai ter um «look» mais animado. Nomeadamente através de cores mais vivas nos espelhos, barras de tejadilho, acabamentos das portas e entradas de ar.

Dacia Spring preços
Este é o preço dos únicos opcionais disponíveis na gama Dacia Spring.

Muito fácil de conduzir em cidade (e não só)

Apesar de ser pequeno por fora, o Spring oferece espaço suficiente no interior e uma bagageira surpreendente: são 290 litros de capacidade. Um valor muito próximo de modelos do segmento acima.

Dacia Spring

É graças a estas pequenas dimensões que é muito fácil levar o Dacia Spring pela cidade. Estaciona-se com enorme facilidade e é muito ágil no trânsito graças à direção bastante direta. A surpresa surge quando saímos para fora da malha urbana… mas o melhor é mesmo ver o vídeo em destaque.

As ruas da cidade do Porto e Vila Nova de Gaia revelaram-se o cenário ideal para este primeiro teste, que teve direito a uma visita ao Museu do Carro Elétrico. Obrigado a todos aqueles que se cruzaram connosco neste dia, prometemos voltar, talvez de Dacia Spring.

Primeiras impressões

7 / 10
O Dacia Spring foi uma ótima surpresa. É um modelo muito honesto que oferece o que se espera dele: baixos custos de utilização, facilidade de condução em cidade (e também fora da malha urbana) e até níveis razoáveis de conforto.

  • Preço

  • Autonomia

  • Facilidade de condução

  • Custos de utilização

  • Conforto nos lugares traseiros

  • Suspensão firme

  • Materiais «justos»

Preço

16.800

Data de comercialização: Setembro 2021


Mais artigos em Testes, Primeiro Contacto