Notícias Tesla Model Y vai ser o carro mais vendido do mundo? Elon Musk diz que sim

Mercado

Tesla Model Y vai ser o carro mais vendido do mundo? Elon Musk diz que sim

Elon Musk acredita que o Tesla Model Y pode vir a ser o carro mais vendido do mundo. Um desejo alcançável ou um sonho mais distante que Marte?

Tesla Model Y 2021

Estamos mais que habituados a tomadas de posição polémicas e a declarações de intenções ousadas por parte de Elon Musk, diretor executivo e “technoking” da Tesla, mas o empresário sul-africano ainda nos consegue surpreender.

Durante o anúncio dos resultados do primeiro trimestre do ano, Musk revelou que o Tesla Model Y irá tornar-se, muito provavelmente, o carro mais vendido do mundo.

A marca norte-americana não revelou as vendas individuais dos seus modelos, mas neste evento confirmou que vendeu 182 780 exemplares do Model Y e Model 3 no primeiro trimestre de 2021.

A NÃO PERDER: Herbert Diess da Volkswagen a liderar a Tesla? Era o que Elon Musk queria
Elon Musk Tesla
Elon Musk, fundador e diretor executivo da Tesla

Citado pela Fox Business, Musk revelou que o Model Y pode conquistar a coroa dos automóveis mais vendidos do mundo “provavelmente no próximo ano”, mas também disse: “Não tenho 100% de certeza que será no próximo ano, mas penso que é muito provável”.

Se tivermos em conta que em 2020 o carro mais vendido do mundo foi o Toyota Corolla, com mais de 1,1 milhões de exemplares comercializados — uma quebra de 10,5% em relação a 2019, consequência da pandemia — e que em 2020 a Tesla vendeu “apenas” 499 550 automóveis (inclui toda a gama da marca), rapidamente percebemos que não será nada fácil validar esta promessa de Musk.

A NÃO PERDER: Tesla já instalou mais de 6000 supercarregadores na Europa

A Tesla prevê um crescimento anual na produção de 50%, o que a confirmar-se vai representar cerca de 750 000 automóveis em 2021 e 1 125 000 em 2022.

Tesla Model Y

Contudo, se as vendas da Toyota recuperarem para níveis “normais” em 2022, a Tesla não só precisaria de exceder estas projeções de crescimento como teria que dedicar toda a sua produção ao Model Y para atingir a meta agora lançada por Musk.

LEIAM TAMBÉM: Insólito. Modelos da Tesla banidos das instalações militares chinesas

Recorde-se que o Tesla Model Y é produzido nas fábricas da Tesla em Fremont, na Califórnia (EUA), e em Xangai, na China. Mas Musk entretanto já confirmou que as unidades de produção de Austin, no Texas (EUA), e de Berlim, na Alemanha, já estarão a operar a ritmo de cruzeiro no próximo ano. Será o suficiente para catapultar o Model Y até o título de automóvel mais vendido do mundo?

Sabe esta resposta?
Qual a velocidade máxima do Tesla Model S Plaid?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Tesla Model S Plaid. Tudo sobre o mais potente e mais rápido de sempre