Indústria

É oficial. A nova Gigafactory da Tesla vai ser na Alemanha

A primeira fábrica da Tesla em solo europeu já tem morada. O país escolhido foi a Alemanha e por lá vai também nascer um centro de engenharia e design.

Tal como te tínhamos dito há uns tempos, vem aí uma Gigafactory da Tesla na Europa e o país escolhido para a sua localização foi a Alemanha.

O anúncio foi feito por Elon Musk nos prémios Golden Steering Wheel cuja cerimónia decorreu em Berlim na passada terça-feira e na qual estiveram presentes os CEO da Volkswagen, Audi e BMW.

A quarta Gigafactory da Tesla, a primeira na Europa, vai nascer perto de Berlim (mais precisamente, perto do novo aeroporto na zona de Brademburgo). Segundo Elon Musk serão lá produzidas baterias, transmissões e ainda o Model Y e, mais tarde (de acordo com alguns rumores), o Model 3.

VÊ TAMBÉM: Eletrificação rampante? Não agradeçam à Tesla, mas sim ao… Dieselgate

Segundo Jörg Steinbach, ministro da economia e energia do Estado de Brandemburgo, o arranque da construção da Gigafactory da Tesla está marcado para o primeiro trimestre do próximo ano.

Centro de design e engenharia a caminho

Para além da nova Gigafactory, a Tesla vai também construir nos arredores de Berlim um centro de design e um centro de engenharia.

No evento em que anunciou a construção de uma Gigafactory na Europa, Elon Musk referiu ainda: “Todos sabem que a engenharia alemã é fantástica. Essa é uma das razões pelas quais vamos instalar a nossa Gigafactory na Alemanha”.

Curiosamente, Elon Musk anunciou a primeira Gigafactory da Tesla em solo Europeu poucas horas antes de a Gigafactory da marca na China ter recebido luz verde para arrancar com a produção.

Sabes responder a esta?
Em que ano nasceu Léon Levavasseur, o inventor do motor V8?
Não acertaste.

Mas podes descobrir a resposta aqui:

Léon Levavasseur: o génio que inventou o motor V8

Mais artigos em Notícias

Os mais vistos