Indústria

Gigafactory da Tesla na China já está em construção

Elon Musk foi até à China "colocar" a primeira pedra da nova fábrica da Tesla. Lá serão produzidos o Tesla Model 3 e o futuro Model Y.

Iniciou-se hoje a construção da nova Gigafactory da Tesla na China, que vai ser construída em Xangai.

Representa um investimento de dois biliões de dólares (cerca de 1,76 mil milhões de euros) e será a primeira fábrica de automóveis detida por estrangeiros construída na China (até agora as fábricas eram propriedade de joint-ventures estabelecidas entre as marcas estrangeiras e marcas chinesas).

Numa cerimónia na qual estiveram presentes, para além de Elon Musk, vários representantes do governo chinês, o CEO da marca norte-americana revelou que o plano passa por começar ali a produzir o Tesla Model 3 antes do final do ano, sendo que em 2020 a fábrica deverá estar a trabalhar na sua capacidade máxima.

VÊ TAMBÉM: Quantos quilómetros já foram percorridos com o Tesla Autopilot ligado?
Gigafactory Tesla, no estado do Nevada, EUA
Gigafactory da Tesla, no estado do Nevada, EUA

De acordo com a Bloomberg, a fábrica será capaz de produzir 500 mil unidades por ano, ou seja, cerca do dobro da meta estabelecida pela marca atualmente. Apesar da elevada capacidade de produção, os modelos ali serão produzidos, o Tesla Model 3 e mais tarde o Model Y, destinam-se apenas ao mercado chinês.

Fábrica na Europa a caminho

É esperado que com a criação desta nova fábrica, o preço do Tesla Model 3 desça na China, passando dos cerca de 73 mil dólares que custa atualmente (cerca de 64 mil euros) para cerca de 58 mil dólares (cerca de 51 mil euros).

Tesla Model 3
Os Tesla Model 3 produzidos na China vão ser apenas para aquele mercado, nos restantes mercados apenas serão vendidos os Model 3 produzidos nos Estados Unidos.

Para além da fábrica na China, a Tesla planeia construir uma Gigafactory na Europa, a quarta Gigafactory da marca norte-americana. No entanto, ainda não há data prevista para o começo da construção da unidade fabril.

Subscreve o nosso canal de Youtube.

Sabes responder a esta?
Qual é a potência do Porsche 718 Cayman GT4 Clubsport?
Não acertaste.

Mas podes descobrir a resposta aqui:

Porsche 718 Cayman GT4 Clubsport. Só para circuitos… e com seis cilindros

Mais artigos em Notícias

Os mais vistos