Apresentação
SEAT renovou o Arona e deu-lhe um interior totalmente novo
O SEAT Arona, o mais pequeno SUV da marca atualizou-se e recebeu alguns retoques visuais no exterior e ganhou um interior totalmente novo. Vejam tudo o que mudou.

Desde que foi lançado, em 2017, o SEAT Arona já vendeu mais de 350 000 exemplares, estabelecendo-se rapidamente como um dos modelos mais importantes da marca espanhola.
Agora, quatro anos depois, acaba de sofrer a habitual atualização de meio ciclo de vida e apresenta-se com muitas novidades para dar continuidade à sua história de sucesso.
As mudanças estéticas existem, mas estão longe de ser radicais, com a SEAT a concentrar quase todos os esforços no interior.
A NÃO PERDER: SEAT Ibiza renovado. Igual por fora, mas totalmente novo por dentro
Este é praticamente todo novo e apresenta uma melhor ergonomia, mais conectividade, telas de maiores dimensões e, acima de tudo, mais qualidade — a mesma intervenção foi efetuada no Ibiza, revelada em simultâneo com este Arona. Alinha-se, assim, com a restante gama da marca de Martorell, que recentemente renovou os SUV Ateca e Tarraco e lançou uma nova geração do Leon.
Imagem exterior mudou… pouco
No exterior, o que mais salta à vista é o novo para-choques dianteiro e os faróis de nevoeiro reposicionados (opcionais). Estão localizados numa posição mais elevada e são circulares. Somos só nós a achar que são inspirados nos do CUPRA Formentor?
Os faróis passam a contar de série com tecnologia LED — Full LED opcional — e juntamente com a nova grelha do radiador ajudam a criar uma identidade visual distinta para este B-SUV, que procura uma imagem de maior robustez, sobretudo no novo nível de equipamento Xperience, que força os atributos de todo o terreno.

Atrás, destaca-se a introdução de um novo spoiler e um novo difusor de ar, bem como o nome do modelo em relevo manuscrito, um detalhe que já tínhamos visto nos mais recentes modelos da marca espanhola.
O desenho exterior do renovado Arona fica completo com os três novos designs de jantes, que variam entre os 17” e os 18”, e com a palete de 10 cores que inclui três estreias absolutas: Verde Camouflage, Azul Asphalt e Azul Sapphire. A isto ainda se podem somar três tonalidades distintas para o tejadilho (Preto Midnight, Cinzento Magnetic e o novo Branco Candy), o que permite que cada Arona possa ser personalizado ao nosso gosto.

No total, estarão disponíveis quatro níveis de equipamento para o novo SEAT Arona: Reference, Style, Xperience (substitui o Xcellence) e FR.
VEJAM TAMBÉM: Testámos o renovado SEAT Ateca. Mudou pouco, mas foi suficiente?Revolução no interior
O interior do Ateca já começava a acusar a idade e a SEAT percebeu isso, corrigindo essa situação nesta renovação do seu SUV mais pequeno. O resultado é uma completa revolução no interior, que registou melhorias a quase todos os níveis.

Um dos maiores destaques deste habitáculo é o novo sistema de infoentretenimento com um ecrã de 8.25” (ou 9,2” opcional) em posição central. Esta painel foi colocado numa posição mais elevada (o que permite melhorar a ergonomia, a segurança e a facilidade de utilização) e faz equipa com o Digital Cockpit com 10,25”, para um interior completamente digital.
A NÃO PERDER: Testámos o Skoda Karoq Sportline 2.0 TDI. O mais apetecível dos Karoq?
Através do sistema Full Link, é possível integrar o smartphone sem fios com o sistema de infoentretenimento através dos sistemas Android Auto e Apple CarPlay. Estão ainda disponíveis funcionalidades online (para informação de trânsito, estacionamento, estações de serviço ou rádio por internet) e os serviços SEAT CONNECT.
A SEAT afirma que também foram feitas melhorias ao nível da montagem e dos acabamentos, para uma qualidade geral superior. Isso faz-se sentir no novo volante multifunções em Nappa (de série nos Xperience e FR) e no novo tabliê. As grelhas de ventilação contornadas por luzes LED também são novidade.
VEJAM TAMBÉM: Testámos o Audi Q2 30 TFSI, com o motor menos potente. É preciso mais?
Mais segurança
O renovado SEAT Arona viu ainda reforçado o leque de sistemas de ajuda à condução e além de continuar a contar com o reconhecimento de cansaço, Front Assist e cruise control adaptativo, passa a oferecer o assistente de viagem que proporciona condução semiautónoma a qualquer velocidade, assegurando que o veículo mantém a velocidade ao ritmo do tráfego, assistente de faixa de rodagem (mantém o veículo centrado na faixa) e reconhecimento de sinais de trânsito.
A isto ainda se soma um novo assistente lateral que permite mudar de faixa em segurança, sistema de monitorização dos ângulos mortos de visão em até 70 metros, o assistente de máximos e o Park Assist.

E os motores?
O novo SEAT Arona está disponível com quatro blocos a gasolina (EcoTSI), com potências que variam entre os 95 cv e os 150 cv, e com uma unidade GNC (Gás Natural Comprimido) com 90 cv. Todos os motores a gasolina contam com turbo e tecnologia de injeção direta:
- 1.0 EcoTSI — 95 cv e 175 Nm; caixa manual de 5 vel.;
- 1.0 EcoTSI — 110 cv e 200 Nm; caixa manual de 6 vel.;
- 1.0 EcoTSI — 110 cv e 200 Nm; DSG (dupla embraiagem) de 7 vel.;
- 1.5 EcoTSI — 150 cv e 250 Nm; DSG (dupla embraiagem) de 7 vel.;
- 1.0 TGI — 90 cv e 160 Nm; caixa manual de 6 vel.
Não está prevista qualquer versão do Arona com mecânica híbrida, seja híbrida convencional ou plug-in, e muito menos uma versão exclusivamente elétrica. As variantes eletrificadas do pequeno SUV espanhol só devem chegar na próxima geração.
A NÃO PERDER: 1.5 TSI 130 cv Xcellence. Será este o SEAT Leon mais equilibrado?Quando chega?
O novo SEAT Arona chega aos concessionários portugueses no próximo verão, mas a SEAT ainda não revelou qualquer informação acerca dos preços.
Sabe responder a esta?
Qual a autonomia elétrica anunciada do SEAT Leon e-HYBRID?
Não acertou..
Mas pode descobrir a resposta aqui::
Leon e-HYBRID FR. O que vale o primero híbrido plug-in da SEAT?Em cheio!!
Vá para a próxima perguntaou leia o artigo sobre este tema:
Leon e-HYBRID FR. O que vale o primero híbrido plug-in da SEAT?Mais artigos em Notícias
©2022 RAZÃO AUTOMÓVEL