Notícias 5 estrelas para o Enyaq iV e ID.4. Mas como se comportou o Dacia Sandero?

Segurança Rodoviária

5 estrelas para o Enyaq iV e ID.4. Mas como se comportou o Dacia Sandero?

Se os elétricos Skoda Enyaq iV e Volkswagen ID.4 passaram com facilidade os testes Euro NCAP, no caso do muito mais acessível Dacia Sandero, a história é outra.

Euro NCAP Dacia Sandero Stepway

Nova ronda de testes no Euro NCAP revela a performance em matéria de segurança de mais três modelos: os “irmãos” elétricos Skoda Enyaq iV e Volkswagen ID.4, e ainda o Dacia Sandero, um dos veículos mais acessíveis do mercado.

Começando pelos dois elétricos e como vimos com o ID.3, que também assenta sobre a mesma base MEB do Enyaq iV e ID.4, os exigentes testes do Euro NCAP foram superados com relativa facilidade, tanto ao nível dos testes de colisão, como na performance dos seus assistentes à condução.

Ambos os crossover elétricos alcançaram cinco estrelas revelando resultados muito próximos um do outro — ou não tivessem a mesma base e equipamentos de segurança —, com notas elevadas a serem registadas em todas as áreas de avaliação.

VEJAM TAMBÉM: Prova superada? CUPRA Formentor e Polestar 2 testados pelo Euro NCAP

Dacia Sandero, low cost também em segurança?

Os resultados do Dacia Sandero (que também servem para o Logan) revelam outra história. O modelo romeno alcançou apenas duas estrelas, um resultado desapontante.

Porém, quando escrutinamos os seus resultados, verifica-se que a sua performance nos testes de colisão é bastante respeitável e que, caso o Euro NCAP só testasse a segurança passiva do modelo (testes de colisão), o Sandero teria uma classificação de quatro estrelas.

Só que, hoje em dia, a Euro NCAP coloca um peso substancial da avaliação sobre a segurança ativa, onde avalia os equipamentos de segurança destinados a prevenir acidentes, como a travagem autónoma de emergência ou os assistentes à condução, como o alerta de saída da via de rodagem.

Equipamentos que, devido ao baixo preço que o Sandero apresenta, ou estão apenas disponíveis como opção ou nem sequer estão disponíveis — o Euro NCAP só costuma testar veículos coms equipamentos de segurança que são de série em todas as versões, podendo apresentar testes paralelos ao mesmo veículo que tenham um pacote de equipamentos de segurança opcional.

Por exemplo, o Dacia Sandero não tem uma câmara dianteira, apenas um sistema de radar para o sistema de travagem autónoma que só consegue detetar outros veículos e não peões e/ou ciclistas, como Michiel van Ratingen, secretário geral do Euro NCAP refere:

"A segurança mudou e os maiores avanços que estão a ser feitos agora é pelo uso de alta tecnologia para prevenir os acidentes de acontecer. Claramente, a Dacia encontrou o seu mercado e continuam a apostar nele, mas uma classificação de duas estrelas mostra pouca ambição, mesmo para um produto "low cost". A sua decisão em não oferecer uma câmara está claramente desalinhada com o mercado e é desapontante, pois a Dacia está ciente que os seus modelos terão de, em breve, estar em conformidade com o novo Regulamento Geral de Segurança .

A Skoda e a Volkswagen, por outro lado, mostram o que pode ser alcançado e a Euro NCAP aplaude-os por oferecerem aos seus clientes o nível de segurança mais elevado."

Michiel van Ratingen, secretário-geral da Euro NCAP
Euro NCAP Dacia Sandero Stepway
Dacia Sandero Stepway

Como van Ratingen refere, brevemente, a partir de julho de 2022, todos os modelos, incluindo todos os Dacia, terão de estar em conformidade com os novos regulamentos de segurança impostos pela União Europeia.

Nesse novo Regulamento Geral de Segurança muita atenção está a ser dada à prevenção dos acidentes. Vai obrigar a que todos os veículos novos vendidos no espaço da União Europeia venham equipados com mais assistentes avançados à condução para funções como a travagem autónoma de emergência avançada, alerta de saída da via de rodagem e alerta de fadiga do condutor.

Equipamentos que também farão parte dos Dacia Sandero. As duas estrelas alcançadas agora deverão evoluir para mais quando forem retestados com estes equipamentos.

Euro NCAP Volkswagen ID.4
Volkswagen ID.4

Sabe esta resposta?
Qual a potência do Dacia Sandero Stepway ECO-G, que usa GPL?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Testámos os Dacia Sandero Stepway GPL e gasolina. Qual a melhor opção?