Notícias Dartz Freze Nikrob, o novo pretendente ao título de elétrico mais barato da Europa

Apresentação

Dartz Freze Nikrob, o novo pretendente ao título de elétrico mais barato da Europa

Cohecido na Europa como Dartz Freze Nikrob, este citadino nasceu na China como Wuling Hongguang e é fruto de uma joint venture entre a SAIC, a GM e a Wuling.

Dartz Freze Nikrob

O Dacia Spring Electric acabou de ser revelado como o elétrico mais acessível na Europa, mas já tem um pretendente a esse trono, o Dartz Freze Nikrob (ou apenas Freze Nikrob).

Produzido na Lituânia e lançado no “Velho Continente” pela mão da empresa Dartz, mais conhecida por fazer 4×4 blindados, como o usado por Sacha Baron Cohen no filme “O Ditador”, este pequeno citadino de quatro lugares começou a sua vida na China.

Por lá nasceu como Wuling Hongguang e foi o resultado de uma joint venture entre a GM e as marcas chinesas SAIC e Wuling.

A NÃO PERDER: Na China não vai haver um, mas dois Volkswagen ID.4. Porquê?
Dartz Freze Nikrob
Apesar das reduzidas dimensões, o Freze Nikrob tem quatro lugares.

Para justificar o lançamento do Freze Nikrob, a Dartz relembrou que “o mercado tem muitas propostas , mas o mercado de carros citadinos pequenos e baratos está praticamente vazio”.

Quanto custa?

Lançado há cerca de um ano na China, este pequeno citadino elétrico está rapidamente a tornar-se num dos mais vendidos na China.

Foi alvo de algumas alterações para ser vendido na Europa, tendo recebido novos sistemas de segurança, além da iluminação ter sido revista. Ao contrário de outras propostas, como o Citroën Ami, o Freze Nikrob não é um quadriciclo, estando homologado como veículo ligeiro de passageiros, tal e qual o Dacia Spring ou o Smart fortwo.

Já está à venda na Lituânia há cerca de um mês e, segundo a Dartz, não lhe tem faltado procura por parte de empresas de car-sharing e de entregas.

Quanto aos preços, o pequeno Dartz Freze Nikrob está disponível em dois níveis de equipamento — base e Luxury. No primeiro o preço fixa-se nos 9999 euros, e na versão mais “luxuosa”, que tem uma bateria maior, materiais mais “amigos do ambiente” e vidro mais forte, custa 14 999 euros.

Números modestos

Por falar nas baterias, o citadino da Dartz pode ser equipado com uma bateria de 9,2 kWh ou 13,8 kWh, oferecendo uma autonomia de até 200 km. Já o motor elétrico, montado na traseira, tem 17 cv e 85 Nm e permite alcançar os 100 km/h.

A NÃO PERDER: Deseja um chá? Este MPV chinês satisfaz-lhe a vontade

Para já, ainda não sabemos se o novo Dartz Freze Nikrob chegará a outros mercados europeus ou ao mercado português.

Sabe esta resposta?
Em que ano foi revelado o protótipo Porsche C88?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Este foi o “Dacia Logan” da Porsche para a China
Parabéns, acertou!
Vai para a próxima pergunta

ou lê o artigo sobre este tema:

Este foi o “Dacia Logan” da Porsche para a China