Notícias Trump e Musk não se entendem. Tesla vai ser prejudicada?

Indústria

Trump e Musk não se entendem. Tesla vai ser prejudicada?

De parceria sólida a conflito aberto: Donald Trump e Elon Musk vivem uma crise que ameaça abalar o futuro da Tesla.

Donald Trump, presidente dos EUA e Elon Musk, diretor executivo da Tesla
© Razão Automóvel

“De bestial a besta”. Donald Trump, presidente do EUA, e Elon Musk, diretor-executivo da Tesla, já foram como «unha com carne», porém agora mal se podem ver à frente. E as consequências deste confronto poderão atingir a Tesla em particular.

Após a saída do DOGE (Departamento de Eficiência Governamental) no final de maio, Musk criticou a ampla reforma fiscal proposta por Trump, que anuncia cortes nos impostos superiores aos cortes anunciados (1,6 triliões de dólares, o mesmo que 1,4 biliões de euros) da despesa pública.

Esse desequilíbrio entre os cortes nos impostos e na despesa pública levou o Escritório de Orçamento do Congresso (CBO) a afirmar que o plano de Trump poderá agravar o défice dos EUA em 3,8 triliões de dólares (3,3 biliões de euros) — o valor atual é de 36,2 triliões de dólares (31,49 biliões de euros).

Tesla Model 3 Performance, frente 3/4
© Pedro Alves / Razão Automóvel Tesla Model 3

Donald Trump defende-se, afirmando que caso este plano não seja aprovado, os impostos poderão subir até 68%, cenário que ele considera “muito pior”.

Após as primeiras críticas de Elon Musk à reforma fiscal, o presidente dos EUA respondeu estar “desapontado” com a oposição pública do CEO da Tesla. Trump disse que Musk conhecia melhor que ninguém esta reforma e diz que ele está apenas preocupado com o fim dos incentivos fiscais à compra de veículos elétricos — dos quais a Tesla também depende, já que só produz modelos 100% elétricos.

“Elon e eu tínhamos uma boa relação, mas agora não sei se vamos continuar a ter.”

Donald Trump, presidente dos EUA

Musk, por sua vez, rejeita essa leitura e afirma que a sua oposição tem um motivo diferente. Este diz que a proposta aumentará o défice orçamental e fará o governo “gastar mais do que aquilo que pode”.

Impacto na Tesla

O envolvimento político de Musk tem-se refletido de forma negativa na Tesla, que regista quedas significativas nas vendas desde o início do ano. No primeiro trimestre de 2025, a receita da empresa caiu 20% face ao mesmo período de 2024, as vendas desceram 13% e os lucros tiveram uma queda dramática de 71%.

Descubra o seu próximo automóvel:

Em resposta à oposição de Musk, Trump ameaçou, através da sua rede Truth Social, cortar os subsídios e contratos governamentais às empresas do executivo, sendo a Tesla uma delas.

“A forma mais fácil de poupar dinheiro no nosso orçamento, milhares de milhões de dólares, é acabar com os subsídios e contratos governamentais do Elon. Sempre me surpreendi que o Biden nunca o tenha feito”, escreveu Trump.

Noutra publicação, pode ainda ler-se: “Eu não me importo que Elon se tenha virado contra mim, mas ele deveria tê-lo feito há meses atrás. Esta é uma das maiores leis já apresentadas em Congresso”.

O impacto destas declarações foi imediato: as ações da Tesla caíram 14%.

A resposta de Musk

Face às ameaças do presidente, o diretor-executivo anunciou no X que iria retirar “imediatamente” de serviço as naves espaciais Dragon da SpaceX, outra empresa de Musk subsidiada pelo Governo. Estas são as únicas naves capazes de enviar os astronautas norte-americanos para a Estação Espacial Internacional.

Mas este não foi o único pronunciamento de Musk. Na mesma rede social, o executivo alegou que as “tarifas comerciais de Trump iriam causar uma recessão no segundo semestre deste ano”.

Para além disto, o diretor da Tesla referiu que Trump deveria ser “destituído” e criou uma votação onde até sugeria a criação de um novo partido político de centro nos EUA. Dos 4 889 302 utilizadores que votaram (até à hora de publicação), 80,7% votou que “sim”.

Sabe esta resposta?
Qual era a potência do Peugeot 106 Electric?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Este é o Peugeot 106 Electric, o antepassado do e-208
Parabéns, acertou!
Vai para a próxima pergunta

ou lê o artigo sobre este tema:

Este é o Peugeot 106 Electric, o antepassado do e-208