Notícias De Portugal para o mundo. Renault Cacia com produção exclusiva de nova caixa de velocidades

Produção

De Portugal para o mundo. Renault Cacia com produção exclusiva de nova caixa de velocidades

A nova caixa de velocidades do Grupo Renault, denominada JT 4, será produzida unicamente em Portugal pela fábrica da Renault Cacia.

Renault Cacia, caixa de velocidades JT 4
© Renault Cacia

A Renault anunciou que a fábrica Renault Cacia já começou a produzir, em exclusivo, a nova caixa de velocidades do grupo automóvel francês. Esta referência será responsável, no decorrer do próximo ano, por cerca de 70% do volume de negócios daquela unidade fabril.

Através de uma linha de montagem específica, a fábrica portuguesa Renault Cacia iniciou a produção da caixa de velocidades JT 4 destinada aos motores a gasolina 1.0 (HR10) e 1.6 (HR16) presentes nos modelos Clio, Captur e Mégane da Renault e Sandero e Duster da Dacia.

Na sequência deste investimento, que supera os 100 milhões de euros, na fábrica da Renault Cacia, o grupo francês espera alcançar uma capacidade de fornecimento de 500 mil unidades/ano da caixa de velocidades JT 4 às diversas fábricas de montagem de automóveis espalhadas pelo mundo. O grupo Renault diz ainda que no primeiro quadrimestre de 2021, a capacidade de produção será aumentada para 550 mil unidades/ano.

VÊ TAMBÉM: Renault Cacia. 10 milhões de caixas de velocidades «made in Portugal»

Trata-se de uma opção estratégica do Grupo Renault, que reconhece a fábrica do concelho de Aveiro como a melhor unidade de produção de caixas de velocidades – segundo os critérios de Qualidade, Custo e Prazo – de entre todas as fábricas de componentes mecânicos do Grupo e da Aliança Renault-Nissan.

“O início da fabricação da nova caixa de velocidades do Grupo Renault é um marco histórico para a Renault Cacia”, diz Christophe Clément, diretor da Renault Cacia. O responsável acrescenta que a atribuição em exclusivo deste produto à fábrica portuguesa “é a prova da competência dessa fábrica, que vê assim o seu futuro imediato assegurado com esta nova caixa de velocidades”.

VÊ TAMBÉM: Luca de Meo leva para a Renault chefes de design da SEAT e Peugeot

Consulta a Fleet Magazine para mais artigos sobre o mercado automóvel.

Sabe esta resposta?
O novo Ford Explorer PHEV está equipado com que motor de combustão?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Ford Explorer ST-Line PHEV (457 cv). O MEGA SUV «made in USA»