Notícias Conhece ao pormenor a nova Volkswagen Golf Variant

Apresentação

Conhece ao pormenor a nova Volkswagen Golf Variant

A "família Golf" não para de crescer e o seu mais recente membro é a Volkswagen Golf Variant. Neste artigo podes conhecê-la mais ao pormenor.

Volkswagen Golf Variant

Depois da versão “normal”, do desportivos GTE, GTD e GTI, a gama do “eterno” Golf recebeu mais um membro: a Volkswagen Golf Variant.

Revelada há já alguns meses (se te recordas na altura demos-ta a conhecer), agora temos mais dados relativos à variante mais familiar do famoso compacto alemão.

Desde as dimensões até às motorizações, passando pelas versões, fica a conhecer mais pormenorizadamente a nova Volkswagen Golf Variant.

VÊ TAMBÉM: Volkswagen Arteon e Arteon Shooting Brake já chegaram a Portugal
Volkswagen Golf Variant

Maior por dentro e por fora

Com 4,63m de comprimento, a nova Golf Variant é 34,9 cm maior que a variante de cinco portas e cresceu 6,6 cm face à sua antecessora.

Já a altura é de 1,455 mm (sem as barras de tejadilho) e a largura (sem espelhos) fica-se pelos 1,789 m, valores idênticos aos apresentados pelo hatchback.

Quanto à distância entre eixos fixa-se nos 2686 mm, um aumento de 66 mm face à antecessora e 67 mm superior ao valor apresentado pela variante de cinco portas.

Volkswagen Golf Variant
VÊ TAMBÉM: Novo Volkswagen Golf R. “O Golf de produção mais potente de todos os tempos”

Este aumento da distância entre eixos traduziu-se num aumento do espaço disponível para as pernas nos bancos traseiros que passou dos 903 mm para os 941 mm.

Por fim, também a bagageira cresceu, passando a oferecer 611 litros de capacidade (mais seis litros do que na geração anterior) que podem ser ampliados até aos 1642 litros através do rebatimento dos bancos.

Volkswagen Golf Variant
VÊ TAMBÉM: Testámos o Volkswagen Touareg R. O VW mais potente de sempre é um SUV híbrido plug-in

Os motores da Golf Variant

No total, a Volkswagen Golf Variant vê a sua gama de motorizações ser composta por quatro motores a gasolina, um a GNC, três mild-hybrid e três Diesel.

A oferta a gasolina arranca com o 1.0 TSI de três cilindros nas variantes de 90 e 110 cv e prossegue com o 1.5 TSI de 130 ou 150 cv. Todos eles acoplados a uma caixa manual de seis relações, o 1.5 TSI conta ainda com o sistema Active Cylinder Management (ACT).

Volkswagen Golf Variant
VÊ TAMBÉM: O Volkswagen Carocha é pequeno? Não tem problema, faz-se um maior

Caso se queira associar o 1.0 TSI de 110 cv e os 1.5 TSI à caixa DSG de sete relações, estes passam a estar associados a um sistema mild-hybrid de 48V. Já no que diz respeito à versão GNC, apenas sabemos que terá 130 cv (a motorização deverá ser o mesmo 1.5 l do Audi A3 Sportback 30 g-tron).

Já a oferta Diesel consiste no 2.0 TDI em três níveis de potência: 115 cv, 150 cv ou 200 cv. Nos dois primeiros casos, a transmissão está a cargo de uma caixa manual ou da caixa DSG, já a variante mas potente é exclusiva da versão Alltrack e apenas surge acoplada a uma caixa DSG de sete relações.

Volkswagen Golf Alltrack
A Golf Variant Alltrack vai contar com o motor Diesel mais potente.

Cinco versões, mas uma não estará disponível em Portugal

No total, a nova Golf Variant vai contar com cinco versões, com três delas a apresentarem uma designação diferente da usada na geração anterior.

Desta forma, as variantes Trendline, Comfortline e Highline darão lugar às versões Golf, Life e Style lines às quais se juntará ainda a versão mais desportiva R-Line e a aventureira Golf Alltrack.

Tal como já te tínhamos dito, à semelhança do que aconteceu na anterior geração, a versão Alltrack não vai ser comercializada em Portugal.

A NÃO PERDER: Já conduzimos (e carregámos) o novo Volkswagen Tiguan eHybrid

Quanto vai custar?

De acordo com a Volkswagen, na fase de lançamento, a Golf Variant estará disponível com três motores: o 1.0 eTSI de 110 cv e o 2.0 TDI de 115 e 150 cv.

Se bem te recordas, da última vez que te falámos acerca da carrinha da gama Golf, avançámos que o primeiro motor a chegar a Portugal será o 2.0 TDI de 115 cv.

Volkswagen Golf Variant
VÊ TAMBÉM: Já testámos o novo Volkswagen T-ROC Cabrio. Convenceu?

Apesar de ainda não haver preços oficiais, a marca alemã está a tentar posicioná-lo na mesma faixa de preço em que estava o anterior 1.6 TDI. Se tal se confirmar, significa que este deverá custar cerca de 32 000 euros.

Quanto aos restantes preços, na anterior geração, a Volkswagen Golf Variant custava cerca de 1600 euros mais do que o hatchback, sendo que esse diferencial não deverá sofrer grandes alterações.

Sabe esta resposta?
Qual é a potência do novo Volkswagen Golf GTE?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Novo Volkswagen Golf GTE (245 cv). Agora tem a potência do Golf GTI!