Apresentação

Audi A3 Sportback 30 g-tron. Agora o A3 Sportback também anda a gás

A partir de agora, além de consumir gasolina e gasóleo, o Audi A3 Sportback também consome GNC.

Seguindo uma tradição iniciada em 2014, o Audi A3 Sportback 30 g-tron é o mais recente modelo do Grupo Volkswagen a adotar um motor a GNC, juntando-se aos “primos” da SEAT e da Skoda.

O motor usado pelo A3 Sportback 30 g-tron é o 1.5 TFSI com 131 cv e 200 Nm que funciona segundo o ciclo Miller, mais eficiente e adequado ao uso de gás natural e surge associado de série a uma caixa automática de sete velocidades S tronic.

Este foco na eficiência traduz-se em consumos (medidos ainda de acordo com o ciclo NEDC) de 3,5 a 3,6 kg/100 km de GNC e em emissões de 96 a 99 g/km.

VÊ TAMBÉM: Eletrificação do Grupo Volkswagen coloca em risco a aposta no GNC
Audi A3 GNC

Com os três tanques de GNC cheios (um com 4 kg de capacidade e os outros dois com cerca de 7kg de capacidade cada), a autonomia do A3 Sportback 30 g-tron é de 445 km (ciclo WLTP), havendo ainda um pequeno tanque de gasolina com nove litros de capacidade.

O que se perde? Espaço

Como seria de esperar, nem tudo “são rosas” e o preço a pagar para que o Audi A3 Sportback possa consumir GNC é a perda de alguma capacidade da bagageira.

Desta forma, em vez dos 380 litros de capacidade oferecidos pelos restantes A3 Sportback, a bagageira do A3 Sportback 30 g-tron fica-se por uns mais modestos 280 litros. Os culpados? Os dois tanques de GNC com 7 kg de capacidade cada um.

VÊ TAMBÉM: Testámos o Ibiza TGI a Gás Natural (GNC). O carro certo com a rede de abastecimento errada

Em tudo o resto, esta variante a GNC é idêntica às versões a gasolina ou a gasóleo. Esteticamente as diferenças são praticamente nulas e em termos de equipamento a oferta equipara-se à da restante gama.

Desta forma temos faróis LED, um painel de instrumentos digital, um ecrã do sistema de infotainment com 10,1” e sistemas como o avisador de saída da faixa de rodagem ou o avisador de colisão.

Audi A3 GNC

Já entre os opcionais encontramos os faróis LED Matrix, o volante multifunções em pele, ar-condicionado de três zonas, Head-Up Display, bancos desportivos ou o cruise control adaptativo.

Com o início das vendas na Alemanha e noutros países europeus previsto para o outono, o Audi A3 Sportback 30 g-tron verá os seus preços arrancarem nos 30 706 euros na Alemanha. Para já não se sabe se virá para Portugal nem quanto irá custar por cá.

Sabes responder a esta?
Qual é o Audi mais vendido de sempre?
Não acertaste.

Mas podes descobrir a resposta aqui:

Audi A4 faz 25 anos. Todas as gerações do Audi mais vendido de sempre

Mais artigos em Notícias