Notícias Ainda mais espaço. Volkswagen Golf Variant chega a Portugal em janeiro

Apresentação

Ainda mais espaço. Volkswagen Golf Variant chega a Portugal em janeiro

A Volkswagen Golf Variant VIII chega a Portugal em janeiro na versão 2.0 TDi com preços a começar na ordem dos 32 000 euros.

Volkswagen Golf Variant 2020

Com os mesmos equipamentos da carroçaria de cinco portas e conceito de design, a nova Golf Variant (linguagem Volkswagen para identificar a carrinha Golf) viu o comprimento exterior e espaço muito aumentados.

Uma das principais razões para comprar uma carrinha deve-se à necessidade de espaço e funcionalidade adicionais para bagagens e neste particular, a nova geração da Golf Variant tem dois trunfos importantes: cresce 5 cm em comprimento (passa a 4,63 m) e também 6,6 cm na distância entre eixos face à antecessora ao mesmo tempo que é também 35 cm mais comprida do que a versão de cinco portas, que também dispõe de menos 6,5 cm entre eixos. Altura e largura são semelhantes nas duas carroçarias.

A principal vantagem do aumentado comprimento é que o espaço para pernas é agora mais generoso, principalmente na segunda fila de bancos, onde passou de 90 para 94 cm, uma das cotas de habitabilidade mais amplas nesta classe.

Volkswagen Golf Variant Alltrack 2020
A Golf Variant Alltrack não virá para Portugal, mas também estivemos com ela na revelação.
VÊ TAMBÉM: Fomos buscar a nova carrinha SEAT Leon Sportstourer à fábrica de Barcelona

Bagageira (ainda) entre as maiores

Este até foi o crescimento mais significativo, já que a volumetria da bagageira pouco aumentou: mais seis litros, 611 no total, com os bancos traseiros na posição regular e 1642 l quando se rebatem as costas dos mesmos (mais 22 l que antes), o que não deixa de posicionar esta carrinha no Top 5 das mas amplas do segmento.

O compartimento de bagagem está equipado com ganchos para fixar bolsas, anéis de fixação e iluminação. No lado direito, pode existir uma tomada opcional de 12 V e uma tomada de 230 V, bem como o controlo para o gancho de reboque com extensão e retração elétrica.

Se ambas as mãos do utilizador estiverem ocupadas a segurar compras ou bagagem, o portão traseiro, opcionalmente operado eletricamente, pode ser aberto por meio da passagem de um pé na zona abaixo e atrás do para-choques traseiro, como é cada vez mais comum em carrinhas e SUV.

VÊ TAMBÉM: Espaço e… ambição para tudo. Já conduzimos a nova Skoda Octavia Combi

De resto, é um Golf

O painel de bordo é em tudo similar ao do novo Golf de cinco portas, o que quer dizer que é num ambiente muito digitalizado e conetado, como é cada vez mais a norma nos nossos dias.

O mesmo se pode dizer relativamente aos equipamentos de assistência à condução e à gama de motores, que já estão disponíveis no primeiro elemento da geração oito do carro mais vendido na Europa.

Tabliê
VÊ TAMBÉM: O Volkswagen Golf já chegou a Portugal. Todos os preços

Golf Variant em Portugal

O primeiro a chegar a Portugal será o 2.0 TDI de 116 cv, que a marca alemã está a tentar posicionar ao nível do 1.6 TDI de semelhante potência que se vendia na anterior geração — ou seja, na ordem dos 32 000 euros—, na qual a Golf Variant vendeu quase tanto como o Golf cinco portas (no último ano completo dos dois modelos, 2019, 46% dos clientes preferiram a carrinha).

Volkswagen Golf Variant 2020

Para termos uma ideia dos preços da gama, na anterior geração a carrinha custava cerca de 1600 euros mais do que o carro e esse diferencial não deverá sofrer um agravamento sensível.

Tal como no Golf VII (desde 2015) existirá em vários mercados internacionais, uma carrinha com “ares” de SUV e também algumas competências, chamada Alltrack — mas não em Portugal, uma ausência que se vai manter nesta nova geração.

Dispõe de tração às quatro rodas de série, altura ao solo mais elevada e retoques estéticos provenientes do mundo do todo o terreno, principalmente visíveis nos para-choques, proteções de plástico na zona inferior da carroçaria e detalhes no interior.

Sabe esta resposta?
O Volkswagen Polo R WRC é o mais potente Polo de sempre. Quantos cavalos tem?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Volkswagen Polo R WRC. Especial de homologação (sim, leste bem) à venda