Apresentação
Ainda mais espaço. Volkswagen Golf Variant chega a Portugal em janeiro
A Volkswagen Golf Variant VIII chega a Portugal em janeiro na versão 2.0 TDi com preços a começar na ordem dos 32 000 euros.

Com os mesmos equipamentos da carroçaria de cinco portas e conceito de design, a nova Golf Variant (linguagem Volkswagen para identificar a carrinha Golf) viu o comprimento exterior e espaço muito aumentados.
Uma das principais razões para comprar uma carrinha deve-se à necessidade de espaço e funcionalidade adicionais para bagagens e neste particular, a nova geração da Golf Variant tem dois trunfos importantes: cresce 5 cm em comprimento (passa a 4,63 m) e também 6,6 cm na distância entre eixos face à antecessora ao mesmo tempo que é também 35 cm mais comprida do que a versão de cinco portas, que também dispõe de menos 6,5 cm entre eixos. Altura e largura são semelhantes nas duas carroçarias.
A principal vantagem do aumentado comprimento é que o espaço para pernas é agora mais generoso, principalmente na segunda fila de bancos, onde passou de 90 para 94 cm, uma das cotas de habitabilidade mais amplas nesta classe.

Bagageira (ainda) entre as maiores
Este até foi o crescimento mais significativo, já que a volumetria da bagageira pouco aumentou: mais seis litros, 611 no total, com os bancos traseiros na posição regular e 1642 l quando se rebatem as costas dos mesmos (mais 22 l que antes), o que não deixa de posicionar esta carrinha no Top 5 das mas amplas do segmento.
O compartimento de bagagem está equipado com ganchos para fixar bolsas, anéis de fixação e iluminação. No lado direito, pode existir uma tomada opcional de 12 V e uma tomada de 230 V, bem como o controlo para o gancho de reboque com extensão e retração elétrica.

Se ambas as mãos do utilizador estiverem ocupadas a segurar compras ou bagagem, o portão traseiro, opcionalmente operado eletricamente, pode ser aberto por meio da passagem de um pé na zona abaixo e atrás do para-choques traseiro, como é cada vez mais comum em carrinhas e SUV.
VÊ TAMBÉM: Espaço e… ambição para tudo. Já conduzimos a nova Skoda Octavia CombiDe resto, é um Golf
O painel de bordo é em tudo similar ao do novo Golf de cinco portas, o que quer dizer que é num ambiente muito digitalizado e conetado, como é cada vez mais a norma nos nossos dias.
O mesmo se pode dizer relativamente aos equipamentos de assistência à condução e à gama de motores, que já estão disponíveis no primeiro elemento da geração oito do carro mais vendido na Europa.

Golf Variant em Portugal
O primeiro a chegar a Portugal será o 2.0 TDI de 116 cv, que a marca alemã está a tentar posicionar ao nível do 1.6 TDI de semelhante potência que se vendia na anterior geração — ou seja, na ordem dos 32 000 euros—, na qual a Golf Variant vendeu quase tanto como o Golf cinco portas (no último ano completo dos dois modelos, 2019, 46% dos clientes preferiram a carrinha).

Para termos uma ideia dos preços da gama, na anterior geração a carrinha custava cerca de 1600 euros mais do que o carro e esse diferencial não deverá sofrer um agravamento sensível.
Tal como no Golf VII (desde 2015) existirá em vários mercados internacionais, uma carrinha com “ares” de SUV e também algumas competências, chamada Alltrack — mas não em Portugal, uma ausência que se vai manter nesta nova geração.

Dispõe de tração às quatro rodas de série, altura ao solo mais elevada e retoques estéticos provenientes do mundo do todo o terreno, principalmente visíveis nos para-choques, proteções de plástico na zona inferior da carroçaria e detalhes no interior.
Sabe responder a esta?
O Volkswagen Polo R WRC é o mais potente Polo de sempre. Quantos cavalos tem?
Não acertou..
Mas pode descobrir a resposta aqui::
Volkswagen Polo R WRC. Especial de homologação (sim, leste bem) à vendaEm cheio!!
Vá para a próxima perguntaou leia o artigo sobre este tema:
Volkswagen Polo R WRC. Especial de homologação (sim, leste bem) à vendaMais artigos em Notícias
©2022 RAZÃO AUTOMÓVEL