Insólito

Na China não vai haver um, mas dois Volkswagen ID.4. Porquê?

Ao contrário do que acontece na Europa e nos EUA, na China vai haver duas versões diferentes do Volkswagen ID.4: o ID.4 X e o ID.4 Crozz. Mas porquê?

Revelado há uns meses para o mercado europeu e norte-americano, o novo Volkswagen ID.4 viu agora ser apresentada a versão destinada ao mercado chinês e a grande surpresa é que em vez de uma há… duas!

O SUV elétrico da Volkswagen vai ser comercializado como ID.4 Crozz e como ID.4 X. O primeiro é em tudo idêntico ao ID.4 que vamos ter por cá, já o segundo conta com um visual notoriamente diferente.

Para começar, o ID.4 X conta com faróis dianteiros e traseiros diferentes e novos para-choques. Além disto, é 20 mm mais comprido e 11 mm mais alto. Já a distância entre eixos e a largura mantiveram-se inalteradas. Quanto ao interior, a única diferença que parece existir entre os dois surge na consola central, sendo tudo o resto idêntico entre os dois modelos.

VÊ TAMBÉM: Já conduzimos o novo Volkswagen ID.3 em Portugal

 

As razões por trás dos dois ID.4

Por esta altura deves estar a questionar-te acerca das razões por detrás de haver dois Volkswagen ID.4 distintos (mas à mesma bastante próximos) na China. A razão acaba por ser simples, mas revela também as especificidades que regem o mercado chinês.

A separação do ID.4 em dois modelos distintos reflete-se nas duas joint ventures que a Volkswagen tem na China para poder produzir automóveis localmente. 

Ou seja, a única forma de evitar as elevadas taxas de importação existentes é produzir localmente, mas para o poderem fazer, todos os construtores automóveis tiveram de, obrigatoriamente, estabelecer parcerias com construtores de automóveis locais. A única exceção até hoje foi à Tesla (recém-chegada ao mercado chinês), que negociou, com sucesso, com as autoridades chinesas a sua independência.

VÊ TAMBÉM: C88. Fica a conhecer o “Dacia Logan” da Porsche para a China

Regressando à Volkswagen, esta é a marca automóvel que mais vende na China, tendo estabelecido não uma, mas duas joint ventures que originaram a FAW-Volkswagen e a SAIC-Volkswagen. Duas empresas independentes e as duas a querer produzir o ID.4, que será primeiro modelo elétrico baseado na MEB a ser produzido na China.

Desta forma, temos dois ID.4: a FAW-Volkswagen vai produzir o ID.4 Crozz em Fosham enquanto a SAIC-Volkswagen vai produzir o ID.4 X em Xangai. Cada uma destas fábricas tem capacidade para produzir 300 mil unidades/ano do SUV elétrico e neste momento já ambas arrancaram com a produção do ID.4 Crozz e ID.4 X.

VÊ TAMBÉM: Testámos o Volkswagen Touareg R. O VW mais potente de sempre é um SUV híbrido plug-in

Com lançamento no mercado chinês previsto para a primavera de 2021, não há ainda dados técnicos relativos aos ID.4 Crozz e ID.4 X. No entanto, o mais provável é que venham a contar com as mesmas opções de motor e baterias que encontramos nos Volkswagen ID.4 ocidentais.

Sabes responder a esta?
Qual é a capacidade da bagageira do Volkswagen T-ROC Cabrio?
Não acertaste.

Mas podes descobrir a resposta aqui:

Já testámos o novo Volkswagen T-ROC Cabrio. Convenceu?

Mais artigos em Notícias