Notícias O Toyota Mirai é o novo carro do Papa Francisco

Papamóvel

O Toyota Mirai é o novo carro do Papa Francisco

Especialmente adaptado para cumprir as funções de papamóvel, o Toyota Mirai foi uma prenda da Conferência dos Bispos Católicos do Japão (CBCJ).

A “coleção” de automóveis à disposição do Papa Francisco recebeu mais um membro. Assim, depois de ter recebido um Lamborghini muito especial e um Dacia Duster, o líder da igreja católica recebeu agora um Toyota Mirai especialmente adaptado para cumprir as funções de Papamóvel.

Este Mirai muito especial é um de apenas dois exemplares feitos pela Toyota e doados à Conferência dos Bispos Católicos do Japão (CBCJ) para assegurar a mobilidade do líder da Igreja Católica numa visita feita ao Japão em novembro do ano passado.

Com 5,1 m de comprimento e uma altura (incluindo o teto) de 2,7 m, este Toyota Mirai é bem diferente dos restantes, permitindo ao Papa ficar de pé e visível para as pessoas nas suas deslocações.

VÊ TAMBÉM: Testámos o novo Toyota Prius AWD-i. O pioneiro dos híbridos ainda faz sentido?
Toyota Mirai papamovel

Esta transformação do Mirai em Papamóvel veio juntar aquele que é o primeiro sedã movido a hidrogénio produzido em série a uma longa lista de modelos que tiveram a oportunidade de desempenhar as funções de Papamóvel e nos quais se contam desde o Mercedes-Benz Classe G até ao pequeno SEAT Marbella, passando pelo “nosso” UMM.

O Toyota Mirai

Apesar de a segunda geração do Toyota Mirai já ser conhecida (nós até já a vimos ao vivo), o modelo que o Papa Francisco recebeu pertence ainda à primeira geração, originalmente lançada em 2014.

Também já testado por nós, o Mirai é um veículo elétrico a pilha de combustível (Fuel Cell). O que quer isto dizer? Significa que junta hidrogénio com o ar para produzir eletricidade e o resultado dessa mistura é apenas água limpa que sai pelo escape.

Toyota Mirai papamovel
VÊ TAMBÉM: O Toyota GR Super Sport já rolou em… Le Mans!

Com dois tanques com uma capacidade total conjunta de 122 litros o Toyota Mirai pode ser abastecido em cerca de três minutos e conta com uma autonomia de 500 km. Face a tudo isto, será capaz de fazer o Sumo Pontífice “esquecer” a sua querida Renault 4L?

Sabe esta resposta?
Qual é a potência do Toyota GR Supra com quatro cilindros?