Arranque a Frio

Este Golf V8 RWD tem mais de BMW do que Volkswagen

Um Golf V8 e de tração traseira não é algo que estejamos acostumados a ver. Mas é algo que nos podíamos rapidamente habituar.

Preparado para drift pelos finlandeses Maailmanlopun Vehkeet, este aparentemente de série Volkswagen Golf VII esconde um motor V8 debaixo do capô que motoriza “apenas e só” o eixo traseiro.

Oh yeah… É mesmo um Golf V8 RWD que bem podia ser o Volkswagen Golf do Dr. Frankenstein. Porquê?

É que por baixo da sua carroçaria intocada encontramos uma espécie de repositório de hardware BMW da década de 90 que dá vida a esta bizarra, mas fascinante criatura.

VÊ TAMBÉM: Lembras-te deste? Volkswagen Passat W8. Leram bem, oito cilindros em W

A começar pelo motor M60B40, um V8 de 4,0 l com 286 cv — que permanece, para já, stock (de série) no Golf, revelando-se potente q.b. — que encontrávamos em modelos como o BMW 740i (E32, E38) ou 840i.

O V8 “encaixa” numa nova subestrutura dianteira proveniente de um BMW Série 3 E36. A potência é enviada para o eixo traseiro que passa a ser suportado por uma subestrutura proveniente de um Série 5 (E39) — como dissemos, muito Frankenstein.

Dado o objetivo de competir em drift, este Golf V8 RWD foi ainda equipado com uma roll cage, assim como uma suspensão específica na traseira.

Ao que tudo indica o projeto continua em desenvolvimento, mas no ponto que está já nos parece bastante…


Sobre o “Arranque a Frio”. De segunda a sexta-feira na Razão Automóvel, há um “Arranque a Frio” às 8h30 da manhã. Enquanto bebes o teu café ou ganhas coragem para começar o dia, fica a par de curiosidades, factos históricos e vídeos relevantes do mundo automóvel. Tudo em menos de 200 palavras.

Sabes responder a esta?
A oitava geração do Golf GTI vem equipado com que motor?
Não acertaste.

Mas podes descobrir a resposta aqui:

Já conduzimos o novo Golf GTI. Rápido e mais ágil, mas ainda convence?

Mais artigos em Notícias