Antevisão

Oficial. Pela primeira vez na história, vai haver uma BMW M3 carrinha

Após os rumores dos últimos dias, foi a própria BMW M a confirmar estar a desenvolver uma inédita e há muito desejada M3 Touring.

Nasceu como coupé com o E30 e foi oferecido como quatro portas e descapotável a partir do E36, mas o que nunca houve foi uma BMW M3 Touring, que é como quem diz, uma M3 carrinha.

Não deixa de ser uma decisão algo incompreensível, até pelo sucesso que os seus arquirrivais têm conhecido com este tipo de carroçaria. Sobretudo a Audi, que após ter lançado a seminal RS2 Avant, tornou as carrinhas de alta performance uma das suas imagens de marca.

Agora, a pedido de muitas famílias, parece que finalmente a BMW M decidiu dar aos seus fãs… e clientes exatamente o que lhe andavam a pedir há décadas: uma M3 Touring.

TENS DE VER: Já sabemos qual vai ser a potência dos novos BMW M3 e M4
BMW M340i xDrive
BMW M340i xDrive é, por agora, a mais potente e rápida Touring disponível.

A família M3 e, por associação, M4 que está para chegar promete ser a mais vasta de sempre. Não só teremos quatro carroçarias — já a contar com a M3 Touring (G81) —, como haverá múltiplas versões por onde escolher.

Desde as versões “normal” e Competition, a que correspondem duas especificações do S58 (seis cilindros em linha biturbo), respetivamente, com 480 cv e 510 cv; até versões com tração traseira e tração integral (uma estreia), passando pelas caixas de velocidades, manual (seis velocidades) e automática (oito velocidades). E sem estarmos a contar com futuras versões especiais, como o anunciado retorno da sigla CSL.

O que fica por saber em relação à futura M3 Touring é quantas destas possibilidades receberá — haverá espaço para uma “simples” variante com tração traseira e caixa manual? Esperemos que sim…

BMW M3 e M4
M3 sedã… está quase.
TENS DE VER: Não há BMW M3 Touring? A Alpina tem a solução certa para ti

Quando chega?

Se a confirmação oficial por parte da BMW de que irá haver uma M3 Touring é uma boa notícia, a má notícia é de que ainda vamos ter de esperar, ao que parece, mais dois ou três anos para que chegue ao mercado.

Ao contrário dos novos BMW M3 sedã e M4 Coupé que vão ser revelados já no próximo mês de setembro (M4 Cabrio chegará mais tarde), a M3 Touring só agora parece ter iniciado o seu ciclo de desenvolvimento. O que justifica o seu lançamento tão desfasado dos restantes membros da família.

Bem… mais vale tarde que nunca.

Fonte: BMW Blog.

Mais artigos em Notícias