Carrinhas Desportivas
BMW M3 Touring E46. Nunca houve uma carrinha M3, mas esteve perto de acontecer
Nunca houve uma carrinha M3, mas essa possibilidade foi devidamente explorada no passado, e este protótipo de uma BMW M3 Touring E46 prova-o.

Só os responsáveis da BMW M poderão responder o porquê de terem esperado seis gerações de M3 para, finalmente, darem luz verde à produção de uma M3 carrinha. No entanto, não significa que essa possibilidade não tivesse sido considerada no passado e este protótipo, totalmente funcional, de uma BMW M3 Touring E46 é a prova disso mesmo.
Temos de recuar até ao ano 2000, o mesmo ano em que conhecemos a geração E46 do M3 — o último a ser agraciado com um seis cilindros em linha atmosférico —, para encontrar tão esquiva proposta.
As probabilidades de, na altura, haver uma BMW M3 Touring E46 eram favoráveis. A produção da inédita variante do M3 estava em consideração e até justificou o desenvolvimento deste protótipo por parte da equipa de engenheiros da BMW M.
TENS DE VER: Oficial. Pela primeira vez na história, vai haver uma BMW M3 carrinha
Tecnicamente viável
O objetivo do protótipo era o de averiguar a sua viabilidade técnica. Como explicou, em 2016, Jakob Polschak, responsável pelo desenvolvimento de protótipos na BMW M na altura:
“Este protótipo permitiu-nos demonstrar que, pelo menos, de um ponto de vista puramente técnico, era possível integrar a M3 Touring na linha de produção da BMW Série 3 Touring regular com muito pouca dificuldade”.
Este ponto era de importância vital, de modo a manter os custos de produção controlados. O busílis residia, precisamente, nas portas traseiras da M3 Touring — as portas da Série 3 Touring “normal” eram incompatíveis com os arcos de rodas alargados do M3.

Ou seja, para haver uma M3 Touring, poderia ser necessário desenvolver e produzir portas traseiras específicas, uma opção com custos proibitivos — talvez a mesma razão por detrás da inexistência de um M3 E46 de quatro portas. Mas Jakob Polschak e a sua equipa até conseguiram resolver o problema:
“Um aspeto importante era o de demonstrar que as portas traseiras do modelo regular podiam ser retrabalhadas para adaptá-las aos arcos das rodas traseiras sem ser necessário novas e onerosas ferramentas (de produção). Após passar pela linha de produção (do modelo regular), a M3 Touring requereria de seguida apenas trabalho manual mínimo para, por exemplo, montar as peças adicionais e específicas da M e detalhes do interior.”

Problema resolvido. Então porque não houve uma BMW M3 Touring E46?
É uma boa pergunta, mas a verdade é que nunca foi avançada uma resposta oficial por parte da BMW M. Só podemos especular: desde as incertezas sobre o sucesso que uma M3 carrinha poderia ter, até deixar esse tipo de proposta para a Alpina que tinha, e tem, em catálogo a não menos interessante B3 Touring.
O que é certo é que, como o M3 Coupé, a carrinha M3 tinha tudo para ser tão fenomenal como este. Seria, no mínimo, um rival formidável para a Audi RS 4 Avant (geração B5, V6 biturbo de 381 cv, tração quattro) e a mais rara Mercedes-Benz C 32 AMG (geração W203, V6 Supercharged, 354 cv e… caixa automática de cinco velocidades).
VÊ TAMBÉM: Existe uma BMW M5 Touring com o V12 do McLaren F1Carrinha, sim, mas um M3 em primeiro lugar
O formato mais prático e versátil poderia ser distinto, mas por baixo da carroçaria a BMW M3 Touring E46 era em tudo idêntica ao M3 Coupé.

Por baixo do mesmo capot em alumínio do M3 Coupé residia também o mesmo bloco de seis cilindros em linha S54 de 3246 cm3, gloriosamente atmosférico, capaz de debitar 343 cv às 7900 rpm. A transmissão era feita apenas e só às rodas traseiras, via uma caixa manual de seis velocidades — os ingredientes mais desejados, mas associados a uma embalagem mais usável…
Até parece mentira não terem avançado com a produção de tal proposta.

Sabe responder a esta?
Até hoje só houve um automóvel equipado com um motor W8. Qual foi?
Não acertou..
Mas pode descobrir a resposta aqui::
Glórias do Passado. Volkswagen Passat W8. Leram bem, oito cilindros em WEm cheio!!
Vá para a próxima perguntaou leia o artigo sobre este tema:
Glórias do Passado. Volkswagen Passat W8. Leram bem, oito cilindros em WMais artigos em Clássicos
©2022 RAZÃO AUTOMÓVEL