Clássicos BMW M3 Touring E46. Nunca houve uma carrinha M3, mas esteve perto de acontecer

Carrinhas Desportivas

BMW M3 Touring E46. Nunca houve uma carrinha M3, mas esteve perto de acontecer

Nunca houve uma carrinha M3, mas essa possibilidade foi devidamente explorada no passado, e este protótipo de uma BMW M3 Touring E46 prova-o.

BMW M3 Touring E46

Só os responsáveis da BMW M poderão responder o porquê de terem esperado seis gerações de M3 para, finalmente, darem luz verde à produção de uma M3 carrinha. No entanto, não significa que essa possibilidade não tivesse sido considerada no passado e este protótipo, totalmente funcional, de uma BMW M3 Touring E46 é a prova disso mesmo.

Temos de recuar até ao ano 2000, o mesmo ano em que conhecemos a geração E46 do M3 — o último a ser agraciado com um seis cilindros em linha atmosférico —, para encontrar tão esquiva proposta.

As probabilidades de, na altura, haver uma BMW M3 Touring E46 eram favoráveis. A produção da inédita variante do M3 estava em consideração e até justificou o desenvolvimento deste protótipo por parte da equipa de engenheiros da BMW M.

TENS DE VER: Oficial. Pela primeira vez na história, vai haver uma BMW M3 carrinha
BMW M3 Touring E46

Tecnicamente viável

O objetivo do protótipo era o de averiguar a sua viabilidade técnica. Como explicou, em 2016, Jakob Polschak, responsável pelo desenvolvimento de protótipos na BMW M na altura:

“Este protótipo permitiu-nos demonstrar que, pelo menos, de um ponto de vista puramente técnico, era possível integrar a M3 Touring na linha de produção da BMW Série 3 Touring regular com muito pouca dificuldade”.

Este ponto era de importância vital, de modo a manter os custos de produção controlados. O busílis residia, precisamente, nas portas traseiras da M3 Touring — as portas da Série 3 Touring “normal” eram incompatíveis com os arcos de rodas alargados do M3.

BMW M3 Touring E46

Ou seja, para haver uma M3 Touring, poderia ser necessário desenvolver e produzir portas traseiras específicas, uma opção com custos proibitivos — talvez a mesma razão por detrás da inexistência de um M3 E46 de quatro portas. Mas Jakob Polschak e a sua equipa até conseguiram resolver o problema:

“Um aspeto importante era o de demonstrar que as portas traseiras do modelo regular podiam ser retrabalhadas para adaptá-las aos arcos das rodas traseiras sem ser necessário novas e onerosas ferramentas (de produção). Após passar pela linha de produção (do modelo regular), a M3 Touring requereria de seguida apenas trabalho manual mínimo para, por exemplo, montar as peças adicionais e específicas da M e detalhes do interior.”

TENS DE VER: As carrinhas desportivas mais radicais de sempre na Razão Automóvel

Problema resolvido. Então porque não houve uma BMW M3 Touring E46?

É uma boa pergunta, mas a verdade é que nunca foi avançada uma resposta oficial por parte da BMW M. Só podemos especular: desde as incertezas sobre o sucesso que uma M3 carrinha poderia ter, até deixar esse tipo de proposta para a Alpina que tinha, e tem, em catálogo a não menos interessante B3 Touring.

O que é certo é que, como o M3 Coupé, a carrinha M3 tinha tudo para ser tão fenomenal como este. Seria, no mínimo, um rival formidável para a Audi RS 4 Avant (geração B5, V6 biturbo de 381 cv, tração quattro) e a mais rara Mercedes-Benz C 32 AMG (geração W203, V6 Supercharged, 354 cv e… caixa automática de cinco velocidades).

VÊ TAMBÉM: Existe uma BMW M5 Touring com o V12 do McLaren F1

Carrinha, sim, mas um M3 em primeiro lugar

O formato mais prático e versátil poderia ser distinto, mas por baixo da carroçaria a BMW M3 Touring E46 era em tudo idêntica ao M3 Coupé.

S54 motor

Por baixo do mesmo capot em alumínio do M3 Coupé residia também o mesmo bloco de seis cilindros em linha S54 de 3246 cm3, gloriosamente atmosférico, capaz de debitar 343 cv às 7900 rpm. A transmissão era feita apenas e só às rodas traseiras, via uma caixa manual de seis velocidades — os ingredientes mais desejados, mas associados a uma embalagem mais usável…

Até parece mentira não terem avançado com a produção de tal proposta.

BMW M3 Touring E46
Sabe esta resposta?
Até hoje só houve um automóvel equipado com um motor W8. Qual foi?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Volkswagen Passat W8. Leram bem, oito cilindros em W
Parabéns, acertou!
Vai para a próxima pergunta

ou lê o artigo sobre este tema:

Volkswagen Passat W8. Leram bem, oito cilindros em W