Design

Um Volkswagen Golf Country no século XXI? Provavelmente seria assim

Numa era em que os SUV são cada vez mais populares, faria sentido voltar a haver um Volkswagen Golf Country para o século XXI?

Lançado em 1989, o Volkswagen Golf Country Syncro, como que se antecipou ao fenómeno dos SUV compactos modernos que agora vemos a cada esquina.

Agora, 30 anos depois do lançamento do Golf Country Syncro, os SUV são mais populares do que nunca e por isso surge uma questão: poderia haver espaço para um novo Golf Country?

Para imaginar como poderia ser o Volkswagen Golf Country do século XXI a publicação russa Kolesa voltou a recorrer aos serviços do designer Nikita Chuyko, autor do render do BMW Série 3 Compact que te mostrámos há uma semanas.

VÊ TAMBÉM: À conversa com Klaus Bischoff. O «homem que manda» no design do Grupo Volkswagen

O que mudaria?

Ao contrário do que acontecia com o Volkswagen Golf Country original, a versão do século XXI seria bem menos radical, pelo menos a julgar pelo render que te mostramos — nada de pneu suplente na traseira ou “mata-vacas” na dianteira.

Mais alto que o Golf “convencional”, a variante Country apresentar-se-ia com várias proteções plásticas, pneus de perfil mais alto e indicados para circular por “maus caminhos” e barras no tejadilho.

VÊ TAMBÉM: Glórias do Passado. Volkswagen Golf R32, o primeiro R

No entanto, os pormenores que mais se destacam neste rendering são os novos para-choques, ambos com proteções metálicas sendo que na dianteira há até… um guincho! Será que poderia vir com tração às quatro rodas como o original?

É que, apesar de esteticamente apelativo, se for como outros pequenos familiares de “calças arregaçadas”,  com tração apenas às rodas dianteiras, perfilar-se-ia como o concorrente ideal para o Ford Focus Active.

De qualquer forma, e até sendo um interessante exercício, é pouco provável que um novo Volkswagen Golf Country venha a existir. Afinal de contas, se há coisa que não falta na gama Volkswagen hoje em dia são SUV. O T-Roc produzido em Palmela acaba por desempenhar uma função na gama muito semelhante àquela que caberia ao Golf Country.


A equipa da Razão Automóvel continuará online, 24 horas por dia, durante o surto de COVID-19. Segue as recomendações da Direção-Geral de Saúde, evita deslocações desnecessárias. Juntos vamos conseguir ultrapassar esta fase difícil.

Sabe responder a esta?
Qual é a capacidade da bagageira da Volkswagen Passat Variant GTE?

Mais artigos em Notícias