Notícias E se houvesse um novo Scirocco com base no Golf 8. Seria assim?

Design

E se houvesse um novo Scirocco com base no Golf 8. Seria assim?

O Volkswagen Scirocco deixou de ser produzido em 2017 sem haver nenhum sucessor. Não foi impedimento para este designer imaginar como poderia ser um novo.

Volkswagen Scirocco
© Kleber Silva

Produzido exclusivamente na Autoeuropa entre 2008 e 2017, o Volkswagen Scirocco, derivado do Golf, era mais que um hatchback de três portas — para isso, havia o contemporâneo Golf com essa carroçaria.

O que perdia em versatilidade (configuração 2+2 e cotas inferiores), ganhava em estilo, muito mais aguerrido e “aura” desportiva. Partilhava com o Golf o seu interior e todas as mecânicas ainda que, por vezes, com algumas particularidades. Por exemplo, o Scirocco R, ao contrário do irmão Golf R, nunca teve tração integral.

Em retrospetiva, acho que não seria de todo errado afirmar que não poderia ter sido lançado em pior altura. Chega ao mercado no mesmo ano em que a crise económica global agrava-se, e na década seguinte, carros como o Scirocco perdem gradualmente relevância, com o avanço dos SUV e crossover.

VÊ TAMBÉM: O Volkswagen T-Roc é o novo Scirocco
Volkswagen Scirocco
© Kleber Silva

Apesar de tudo temos de o considerar um sucesso, tendo saído da linha de produção na Autoeuropa mais de 270 mil unidades. Agora, três anos após o fim da sua produção, e com um mercado que só parece querer SUV, haveria espaço para um carro como o Scirocco poder regressar?

O novo Volkswagen Scirocco

Provavelmente não, mas não foi impedimento para Kleber Silva, um designer brasileiro, imaginar como poderia ser uma nova geração do Scirocco. Esta montagem, com base no carro que já conhecíamos, tenta atualizar o Scirocco para os nossos dias, adotando elementos que vimos no Golf 8.

Destaque para a frente, que vai buscar muitas das soluções ao recente Golf 8. A linha de cintura é agora marcada por uma aresta mais vivida, vemos diferenças ao nível da área vidrada e retrovisor, enquanto na traseira as diferenças parecem se resumir à parte inferior, com destaque para um novo difusor traseiro.

Goste-se ou não, podemos ter um vislumbre imediato de como poderia ser um Scirocco atualizado com a mais recente estética da Volkswagen para enfrentar a década que se avizinha.

Passo a palavra para ti… Novo Volkswagen Scirocco, sim ou não? E se sim, em que moldes — ainda com base no Golf com motores de combustão interna, ou, como foi especulado após se saber que deixaria de ser produzido, com base na MEB, a plataforma do grupo alemão para veículos 100% elétricos?

VÊ TAMBÉM: Quatro propostas alternativas para o design do Golf GTI MK8

A equipa da Razão Automóvel continuará online, 24 horas por dia, durante o surto de COVID-19. Segue as recomendações da Direção-Geral de Saúde, evita deslocações desnecessárias. Juntos vamos conseguir ultrapassar esta fase difícil.

Sabe esta resposta?
Em que ano surgiu o primeiro Volkswagen Golf de competição?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

O primeiro Volkswagen Golf de competição vai ser leiloado