Volkswagen Golf

Volkswagen Golf R. Os detalhes do Golf de produção mais potente de sempre

É uma das propostas mais potentes no segmento C e também o modelo mais radical da família Golf.

O Golf R não ficou imune às melhorias que a Volkswagen operou na geração 7.5 do Golf. À semelhança da restante gama, também o Golf R recebeu alterações no exterior e no interior. Sem esquecer a ficha técnica, um dos elementos mais apreciados em qualquer desportivo.

No exterior

O Volkswagen Golf R beneficia de um novo desenho dos faróis traseiros e dianteiros, ambos em LED e comuns aos restantes modelos da gama.

À parte dos para-choques dianteiros, do pequeno spoiler no topo do vidro traseiro e das capas dos espelhos em alumínio, a aparência exterior mantém-se discreta.

Ainda assim é impossível esconder o «músculo mecânico» do Golf R. As vias mais largas, a cavas de rodas mais proeminentes, as jantes de grandes dimensões com pneus de alta performance. São tudo elementos que denunciam os propósitos deste Golf «hardcore».

Um pacote dinâmico e tecnológico, sem esquecer o conforto

Já no interior destaca-se o novo sistema de infoentretenimento, disponível, em opção, com controlo por gestos (único no segmento). O Active Info Display, disponível em opção, também marca presença no Golf R: trata-se de um painel de instrumentos 100% digital, que substitui o quadrante analógico tradicional.

Equipado com o sistema “Discover Pro” opcional, o Golf R dispõe ainda de um ecrã de alta resolução com 9,2 polegadas, que funciona em parceria com o novo mostrador 100% digital “Active Info Display”.

O Golf R é um desportivo? É, sem dúvida. Mas a versatilidade e o conforto sempre foram premissas obrigatórias em toda a gama Golf. Como tal, o Golf R está equipado de série com um pacote de sistemas de assistência à condução, como o cruise control adaptativo, travagem de emergência e deteção de peões.

Para completar a experiência a bordo, o VW Golf R conta ainda com bancos desportivos com logótipo “R” gravado, forro do tejadilho em preto, inserções em alumínio nas soleiras das portas e pedais em metal.

O Golf de produção mais potente de sempre

Sendo o Golf R um modelo com pedigree desportivo, a Volkswagen optou por introduzir melhorias também no motor. O bloco 2.0 TSI viu a sua potência máxima crescer dos 300 cv para os 310 cv, enquanto que o binário máximo subiu para os 400 Nm, ganhando mais 20 Nm face à geração anterior.

O Golf de produção mais potente de todos os tempos é, naturalmente, o mais rápido: a velocidade máxima mantém-se limitada (eletronicamente) aos 250 km/h, mas as acelerações dos 0-100 km/h cumprem-se agora nuns escassos 4,6 segundos, quando equipado com uma transmissão DSG de 7 velocidades. Com caixa manual, o mesmo exercício cumpre-se em 5,1 segundos.

Em termos dinâmicos, o Golf R faz-se valer de uma suspensão adaptativa DCC e do sistema de tração integral permanente 4MOTION, capaz de transmitir a potência às quatro rodas em função das condições de aderência e modo de condução selecionado.

O Volkswagen Golf R está disponível a partir de 54.405 €.


Este conteúdo é patrocinado porVolkswagen

Mais artigos em Branded Content

Os mais vistos