Branded Content Volkswagen Golf R. Os detalhes do Golf de produção mais potente de sempre

patrocinado Volkswagen

Volkswagen Golf

Volkswagen Golf R. Os detalhes do Golf de produção mais potente de sempre

É uma das propostas mais potentes no segmento C e também o modelo mais radical da família Golf.

O Golf R não ficou imune às melhorias que a Volkswagen operou na geração 7.5 do Golf. À semelhança da restante gama, também o Golf R recebeu alterações no exterior e no interior. Sem esquecer a ficha técnica, um dos elementos mais apreciados em qualquer desportivo.

No exterior

O Volkswagen Golf R beneficia de um novo desenho dos faróis traseiros e dianteiros, ambos em LED e comuns aos restantes modelos da gama.

À parte dos para-choques dianteiros, do pequeno spoiler no topo do vidro traseiro e das capas dos espelhos em alumínio, a aparência exterior mantém-se discreta.

Ainda assim é impossível esconder o «músculo mecânico» do Golf R. As vias mais largas, a cavas de rodas mais proeminentes, as jantes de grandes dimensões com pneus de alta performance. São tudo elementos que denunciam os propósitos deste Golf «hardcore».

Um pacote dinâmico e tecnológico, sem esquecer o conforto

Já no interior destaca-se o novo sistema de infoentretenimento, disponível, em opção, com controlo por gestos (único no segmento). O Active Info Display, disponível em opção, também marca presença no Golf R: trata-se de um painel de instrumentos 100% digital, que substitui o quadrante analógico tradicional.

Equipado com o sistema “Discover Pro” opcional, o Golf R dispõe ainda de um ecrã de alta resolução com 9,2 polegadas, que funciona em parceria com o novo mostrador 100% digital “Active Info Display”.

O Golf R é um desportivo? É, sem dúvida. Mas a versatilidade e o conforto sempre foram premissas obrigatórias em toda a gama Golf. Como tal, o Golf R está equipado de série com um pacote de sistemas de assistência à condução, como o cruise control adaptativo, travagem de emergência e deteção de peões.

Para completar a experiência a bordo, o VW Golf R conta ainda com bancos desportivos com logótipo “R” gravado, forro do tejadilho em preto, inserções em alumínio nas soleiras das portas e pedais em metal.

O Golf de produção mais potente de sempre

Sendo o Golf R um modelo com pedigree desportivo, a Volkswagen optou por introduzir melhorias também no motor. O bloco 2.0 TSI viu a sua potência máxima crescer dos 300 cv para os 310 cv, enquanto que o binário máximo subiu para os 400 Nm, ganhando mais 20 Nm face à geração anterior.

O Golf de produção mais potente de todos os tempos é, naturalmente, o mais rápido: a velocidade máxima mantém-se limitada (eletronicamente) aos 250 km/h, mas as acelerações dos 0-100 km/h cumprem-se agora nuns escassos 4,6 segundos, quando equipado com uma transmissão DSG de 7 velocidades. Com caixa manual, o mesmo exercício cumpre-se em 5,1 segundos.

Em termos dinâmicos, o Golf R faz-se valer de uma suspensão adaptativa DCC e do sistema de tração integral permanente 4MOTION, capaz de transmitir a potência às quatro rodas em função das condições de aderência e modo de condução selecionado.

O Volkswagen Golf R está disponível a partir de 54.405 €.