Notícias Volkswagen Scirocco vai renascer como desportivo elétrico?

Rumor

Volkswagen Scirocco vai renascer como desportivo elétrico?

Sem sucessor imediato no horizonte, surge uma nova possibilidade para o veterano Volkswagen Scirocco. Poderá renascer na pele de um desportivo...elétrico.

Volkswagen Scirocco

A última geração do Volkswagen Scirocco, o coupé da marca alemã, já está no mercado há nove anos. Será que foi esquecido pela Volkswagen? É o que parece segundo os rumores mais recentes. Não está planeado um sucessor imediato e é difícil justificar, em termos de plano de negócios, um modelo como o Scirocco no contexto atual, onde assistimos ao domínio crescente dos crossover e SUV.

Mas nem tudo está perdido, segundo as mais recentes informações veiculadas pela AutoExpress. Frank Welsch, chefe de Pesquisa e Desenvolvimento da marca alemã, em declarações e esta publicação falou numa nova possibilidade:

Para mim, só podemos usá-lo para um coupé de duas portas desportivo. Não é claro como faremos um carro desses, e estamos a pensar se faremos um concept baseado na nossa plataforma elétrica ; pode ser um grande e divertido carro.

A hipótese está a ser considerada e discutida, mas não evitará que o atual Volkswagen Scirocco deixe de ser produzido e que sejam necessários alguns anos até surgir o seu sucessor.

Introdução do primeiro elétrico com base MEB em 2020

Em 2020 surgirá o primeiro automóvel elétrico da Volkswagen derivado da plataforma MEB, o dois volumes I.D., que estará para os elétricos na marca, como o Golf está para a gama atual.

Especula-se que na segunda metade da próxima década, o I.D. possa mesmo tomar o lugar do Golf, caso as vendas de elétricos cresçam tanto como se antecipa.

Após este, veremos a reinterpretação futurista e elétrica do icónico Pão de Forma em 2022 – já confirmado oficialmente. Para já conhecido como I.D. Buzz poderá conhecer versões comerciais e também auto-caravana, além das versões de passageiros.

Caso um novo Scirocco surja, tal deverá acontecer após a introdução do I.D. Buzz. A plataforma MEB revela-se flexível, adaptando-se às mais diversas tipologias, e tem potencial para transformar o Scirocco 100% elétrico num verdadeiro desportivo.

O compacto I.D. é tração traseira – o motor elétrico está montado atrás -, e o I.D Buzz adiciona um motor elétrico na frente, possibilitando tração total. Não é difícil imaginar um Scirocco para todas as necessidades: tração traseira para os entusiastas da sobreviragem e tração total para o máximo de eficácia.

A Volkswagen tem introduzido novos concept elétricos em todos os principais salões: I.D. no Salão de Paris em 2016, o I.D. Buzz no Salão de Detroit já este ano e o I.D. Crozz no Salão de Xangai que ocorreu em abril. Frankfurt está a menos de um mês de distância e é o salão onde os construtores alemães dominam. Será que a Volkswagen estará pronta para apresentar mais um concept que explora o seu futuro elétrico?