Notícias O primeiro Volkswagen Golf de competição vai ser leiloado

Leilão

O primeiro Volkswagen Golf de competição vai ser leiloado

Nascido em 1975, o primeiro Volkswagen Golf de competição vai agora ser leiloado pela conceituada RM Sotheby's. Fica a conhecer melhor este ícone.

Volkswagen Golf de competição
RM Sotheby's

Não foi preciso muito tempo após o lançamento do fundamental Volkswagen Golf — nasceu em 1974 lançando as fundações da Volkswagen que hoje conhecemos; substituindo o “eterno” Carocha; definiu a “fórmula” do que seria um pequeno familiar; continua a ser o best-seller da marca alemã — para vermos nascer o primeiro Golf de competição. 

Um ano depois, em 1975, o hatchback alemão já estava a lidar com os rigores dos circuitos pela mão de Rolf Nothelle, na Bélgica .

A primeira vitória chegou nesse mesmo ano numa prova disputada no circuito de Hockenheim com o piloto Bernd Lilier ao volante. Com esta, o primeiro Golf de competição assegurou um lugar ainda mais especial na história.

VÊ TAMBÉM: Volkswagen quer usar impressoras 3D para produzir ventiladores
Volkswagen Golf de competição
RM Sotheby's

Agora, 45 anos após o seu nascimento, o primogénito dos Volkswagen Golf de competição vai ser leiloado pela RM Sotheby’s.

O primeiro Volkswagen Golf de competição

Originalmente homologado com um 1.6 l de quatro cilindros capaz de debitar 162 cv às 8000 rpm, mais tarde o primeiro Golf de competição recebeu um maior 1.8 l de 175 cv alimentado por dois carburadores Weber, sendo este o motor com que ainda hoje conta.

Ainda no campo das alterações, para além do notório alargamento da carroçaria e das belas jantes da BBS, este Golf recebeu um novo sistema de suspensão e um upgrade ao nível do sistema de travagem que passou a contar com pinças de quatro pistões à frente e de dois atrás.

VÊ TAMBÉM: Volkswagen Golf Turbo Sbarro (1983). Um segredo bem guardado

Totalmente restaurado por Marcus Nothelle em 2011 a pedido da própria Volkswagen, segundo a RM Sotheby’s este Golf encontra-se em perfeitas condições e pronto a ser usado.

O leilão está marcado para 27 de junho em Essen na Alemanha, no entanto, o preço do primeiro Golf de competição é uma incógnita.


A equipa da Razão Automóvel continuará online, 24 horas por dia, durante o surto de COVID-19. Segue as recomendações da Direção-Geral de Saúde, evita deslocações desnecessárias. Juntos vamos conseguir ultrapassar esta fase difícil.

Sabe esta resposta?
Qual era a potência do primeiro Volkswagen Golf R32?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Glórias do Passado. Volkswagen Golf R32, o primeiro R
Parabéns, acertou!
Vai para a próxima pergunta

ou lê o artigo sobre este tema:

Glórias do Passado. Volkswagen Golf R32, o primeiro R