Notícias Redesign do Fiat Multipla. Missão impossível?

Design

Redesign do Fiat Multipla. Missão impossível?

Considerado por muitos como o carro mais feio de sempre, um designer aceitou o desafio de efetuar um redesign ao Fiat Multipla que conhecemos.

Fiat Multipla

Será este o desafio supremo para qualquer designer automóvel? Como redesenhar o Fiat Multipla? Um MPV compacto que, apesar de toda a inteligência da sua concepção, acabou por ficar conhecido pelo seu bizarro aspeto.

Tornou-se já um cliché em qualquer lista dos carros mais feios alguma vez lançados, surgindo no topo ou muito perto do topo — até nós já o fizemos…

The Sketch Monkey, de seu nome Marouane, é um designer convertido em youtuber, onde podemos encontrar em muitos dos seus vídeos redesigns mais ou menos extensos de múltiplos modelos. E foram muitos os pedidos para “salvar” o Fiat Multipla.

RELACIONADO: Fiat Concept Centoventi é a surpresa de Genebra. Será o próximo Panda?

Um senhor desafio, diga-se. No início do vídeo, ele começa por fazer uma pequena análise do modelo, que ele considera “tão feio que se torna cool“. Ele destaca o que não aprecia, sobretudo a predominância de elementos redondos e formas suaves no modelo. No entanto, ele decide manter uma das características que mais marcam o desenho do Multipla, o degrau entre capot e volume do habitáculo e o conjunto de óticas na base do modelo.

O seu exercício passa por dar ao desenho do Multipla maior definição, com arestas melhor definidas, com áreas mais claras de luz/sombra, ao mesmo tempo que se livra dos elementos circulares, trocando-os por outros retangulares.

Para rematar o conjunto, adiciona um conjunto de jantes retiradas de um Fiat 500, para um aspeto mais contemporâneo e sofisticado. Será que teve sucesso?

O vídeo, mais virado para a comunidade de design, com o autor do vídeo a referir, sobretudo, ferramentas e técnicas usadas no Photoshop para elaborar este redesign. O processo de transformação não deixa de ser muito interessante de ver, mas se quiserem ver o resultado final, saltem para mais perto do final do vídeo.

Qual a vossa opinião? Melhorou ou piorou?

Fiat Multipla
Sabe esta resposta?
Em que ano foi lançado o Fiat 500 atual?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Fiat 500 dois milhões acaba de sair da linha de produção