Notícias 4/4. Este teria de ser o dia da Jeep. Vê o que a marca está a preparar

Evento

4/4. Este teria de ser o dia da Jeep. Vê o que a marca está a preparar

O dia da Jeep só poderia ser o quarto dia do quarto mês do ano. Apesar das circunstâncias, a marca preparou uma série de desafios… virtuais à volta do emblema Trail Rated.

Jeep Wrangler

O dia 4 de abril, ou 4/4 — ou será ainda 4×4? — é o dia da Jeep, ocasião para uma celebração por parte da marca norte-americana. Para este ano, o evento concentra-se no “Trail Rated”, o programa de certificação da Jeep que distingue os seus modelos mais capazes em todo o terreno.

Trata-se do quinto ano em que a Jeep celebra este dia, mas atendendo às circunstâncias atípicas que vivemos, a marca adaptou as comemorações do seu dia a esta nova realidade.

Assim, este ano, nada de passeios offroad para os fãs da marca, com as celebrações a acontecerem nas redes sociais ao abrigo das hashtags #4x4Day e #stayofftheroad. A Jeep quer dar aos seus fãs desafios virtuais, sem saírem de casa. Para saberes quais são vai à página de Facebook e de Instagram da marca.

VÊ TAMBÉM: Já sabemos quanto custam os primeiros Jeep híbridos plug-in

Trail Rated

O dia da Jeep este ano gira à volta da certificação Trail Rated. Para um qualquer modelo Jeep conseguir ganhar este emblema tem de demonstrar um desempenho elevado em cinco áreas de avaliação: tração, passagem a vau, capacidade de manobra, articulação e distância ao solo.

  • Os testes de tração incluem a passagem em pisos… onde ela costuma estar em falta: pisos molhados, com lama, com neve e ainda pisos com elevada inclinação.
  • Na passagem a vau, o modelo tem de garantir a estanquidade da parte elétrica e carroçaria.
  • Capacidade de manobra coloca os modelos em teste em “apertos”, ou seja, em espaços apertados, para determinar a forma como o modelo se pode desenvencilhar em situações de emergência, com o raio de viragem a merecer especial atenção.
  • Uma palavra conhecida de todos os praticantes de todo o terreno: articulação. Ou a capacidade de manter as rodas no trilho mantendo o andamento, quando este se torna mais delicado e o nosso veículo mais parece um “acrobata”.
  • Por fim, distância ao solo. Um dos fatores principais para transpor obstáculos, e aqui entram também em cena os ângulos de ataque, saída e ventral.

A realização destes testes para garantir a certificação Trail Rated ocorrem nos vários departamentos de Investigação e Desenvolvimento da Jeep, no norte do Estado do Michigan (onde a Jeep está sediada) que se caracteriza por invernos rigorosos, e termina no famoso Rubicon Trail, um dos troços de todo o terreno mais duros no mundo.

Hoje em dia, todos os Jeep em comercialização têm versões Trailhawk, desde o mais pequeno Renegade ao maior Grand Cherokee, passando pelo Compass e Cherokee e, claro está, pelo incontornável Wrangler (todas as suas versões têm o emblema Trail Rated).


A equipa da Razão Automóvel continuará online, 24 horas por dia, durante o surto de COVID-19. Segue as recomendações da Direção-Geral de Saúde, evita deslocações desnecessárias. Juntos vamos conseguir ultrapassar esta fase difícil.